Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

ECONOMETRIA: ORIGENS, EVOLUÇÃO E APLICABILIDADE

Introdução

A ciência tem cada vez mais se modernizado e criado novos campos de trabalho. Esse avanço tecnológico que tem aparecido nas diversas ciências, tem facilitado de maneira impressionante os tomadores de decisão frente às diversas técnicas disponíveis nas múltiplas ciências que existem. Especialmente a economia não tem ficado atrás. Ela avançou também e muito, a tal ponto que já não existe o multidisciplinar. O economista hoje é um especialista, é um homem que já escolheu seu campo de trabalho e deixou de ser um clínico geral que se dizia saber de tudo, mas, na verdade, em sua maioria, não sabia de mu coisa.

O avanço da economia resgatou os economistas do campo filosófico em que estava impregnado e colocou num pedestal os cientistas que querem lidar com o concreto, com o real. O apriorismo deixou de ser o discurso formal dos especialistas em ciências econômicas e passou a ser um auxílio para as grandes decisões que as autoridades econômicas têm que tomar. E foi desta preocupação fecunda que surgiu a econometria. A arte de quantificar os fatos econômicos e proporcionar melhores subsídios aos cientistas da economia é que veio dar mais concreção àqueles que manipulam os fatos econômicos.

Hoje, na era da informática, a economia participa da nova revolução industrial, não somente aquela assegurada pela mão invisível de Adam SMITH (1776), mas, aquela que quantitativa e qualitativamente duplicou ou duplica os resultados econômicos numa produção de grande escala. A econometria participa dessa inovação tecnológica e proporciona aos novos economistas mais um campo de trabalho que os economistas filósofos ou aprioristas não facilmente conseguirão. A econometria não é privilégio dos capitalistas, é muito mais uma comprovação que o socialismo é o melhor sistema que se possa viver cientificamente. O socialismo é uma economia controlada pelo Estado, portanto, muito mais próxima de uma economia perfeitamente competitiva, onde no capitalismo é que se evidencia o imperfeccionismo imperante.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"