Artigos de Economia

Luiz Gonzaga de Sousa

 

ECONOMETRIA: ORIGENS, EVOLUÇÃO E APLICABILIDADE

Resumo

Este artigo visa contribuir para esclarecer princípios mal entendidos quanto aos conceitos que norteiam o mundo científico, isto tanto no que reste à economia, à política e, sobretudo, quanto à econometria, na sua origem, no seu processo evolutivo e na aplicabilidade que, para mus pessoas, é de tão difícil percepção. É justamente um resgate histórico das origens da econometria, a sua discussão ao longo do tempo e as aplicações que devem acontecer com todas as simulações teóricas que se buscam clarear aos estudiosos que tenham algumas dificuldades e não consigam aceitar a sua utilidade e necessidade. Como se poderá ver, a econometria não é coisa de agora, mas do século XVII, que já iniciava todo processo de discussão, quanto à utilização de matemática e estatística dentro dos trabalhos filosóficos, particularmente, na economia como ciência social.

Este trabalho nasceu justamente da preocupação de se ter uma economia, não como um processo de abstração sem sentido, uma elucubração mental que não leva a nada, mas que ela fosse uma ciência que tivesse os dois sentidos, isto é, fosse um estudo filosófico do comportamento dos fatores econômicos como um trabalho concreto do meio onde se vive. Claramente esta agregação do abstrato com o concreto é que deu, e dá condições de se pensar nos problemas econômicos que a humanidade atravessa, como fizeram alguns filósofos da economia, tais como François QUESNAY e alguns outros que não a tinham como metafísica. Desta forma, este trabalho tenta resgatar os ensinos destes abnegados cientistas para mostrar a importância da econometria no mundo atual, como facilidade em demonstrar todo inter-relacionamento existente no sistema econômico, facilitando o seu entendimento.

Infelizmente, muitos marxistas desinformados não utilizam a econometria como um instrumento de fundamental importância para a ciência econômica, não como a economia em si, porém, como um elemento de salutar necessidade de compreensão quantitativa da realidade em que se vive, pois isto não significa capitalismo, mas instrumento de trabalho. A sua eficiência tem sido demonstrada nos trabalhos executados nos países socialistas como os Planos Qüinqüenais de desenvolvimento, posto em prática na União Soviética durante o regime comunista que os países agregados viveram durante alguns anos. Concluindo, se o regime socialista não deu certo, não foi por culpa da econometria, que é apenas uma quantificação dos fatos, mas por falta de habilidade dos dirigentes que não souberam conduzir eficientemente a atividade econômica e política que precisava acompanhar a evolução da humanidade e isto não aconteceu.


Google
 
Web eumed.net

  Volver al índice de Artigos de Economia

Volver a "Libros Gratis de Economía"

Volver a la "Enciclopedia y Biblioteca de Economía EMVI"