Google
En toda la web
En eumed·net






Keynes em Cambridge 1932-1935
Mario Gómez Olivares

2.         As lições de Keynes em Cambridge: Da Teoria Monetária da Produção á Teoria Geral.

 

25 de Abril de 1932

 

 A primeira das chamadas ‘Easter Term Lecture‘ tem lugar em 25 de Abril de 1932, intitula-se: “Notes on Fundamental Terminology [1]“; a primeira das suas ‘Michaelmas Term Lectures em Outubro de 1932, denominava-se  “ The Monetary Theory of Produc­tion[2]. O grande empreendimento da Teoria Geral começava o seu curso. A publicação do volume XIII e XIX das JMKCW com alguns fragmentos, notas, esquemas e ‘drafts‘, com a correspondência de Keynes com alguns intervenientes importantes e a reconstrução das aulas ‘Michaelmas Term‘, pelos seus alunos de Cambridge permitem determinar o caminho da construção da Teoria Geral, que começa por ser um afastamento do ‘Treatise‘ como iremos ver no próximo ponto.

A primeira desta série de conferências intitula-se: “ The Monetary Theory of Production”, que indica uma mudança de actitude em Keynes. O objectivo de estas lições é mostrar como as manipulações monetárias influenciam mais a produção que os preços. No início  destas lições Keynes diz que estava a escrever um novo livro sobre o funcionamento de uma economia monetária[3].


 

[1] Publicada em Keynes J.M. , CWJMK , vol. XIX, pp. 35-42.

[2] Publicada in  Keynes J.M. , CWJMK , vol. XIII, pp. 381-396. Existe uma pequena confusão sobre este nome, segundo Moggridge, op. cit., p. 343, Keynes mudou o nome para este último, tendo-o anteriormente chamado " The Pure Theory of Money", tal como no `Treatise´, o que aponta para uma mudança de ideias, mas segundo Rymes, op. cit, p. 47, Keynes utiliza este nome para uma conferência na honra de do Prof. A. Spiethoff, que justamente denomina " The Monetary Theory of Production". Dos primeiros `draft` publicados nas CWJMK , vol XIII aparece este último título, sendo o mesmo título dado para o primeiro esquema de 1932 publicado no vol. XIX.

[3] Os fragmentos dos manuscritos que aparecem no vol. XIX, pp. 50-57, correspondem em parte ao material exposto nestas oito lições.