¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO IX

 

 

DIFERENTES POLÍTICAS TECNOLÓGICAS

 

 

         A problemática da tecnologia, num estabelecimento, é de grande valia para a política de industrialização da economia, porque mostra o estado em que se encontram as bases do processo produtivo, isto é, o como fazer os produtos ou as coisas para satisfazerem as demandas existentes. A tecnologia nasce não da mecânica da labuta diária que desenvolve unicamente, mas do aprendizado escolar, do nível de educação e do espírito criativo que são fundamentais na formação de novas técnicas e de novos produtos na dinâmica do sistema econômico. Pois, quando não se consegue melhorar internamente a tecnologia existente, procura-se no exterior, novas aptidões tecnológicas para suprirem as defasagens que a economia industrial necessita, como também criando institutos de pesquisa para essa implementação nas inovações tecnológicas.

         Porém, pode-se usar a taxinomia tecnológica para diversos tamanhos de indústrias ou empresas, tais como as pequenas, as micros, as médias e as grandes corporações que tem condições melhores do que as demais quanto à formação de novas tecnologias como também a sua própria aquisição. As pequenas e micros indústrias usam tecnologias por imitação, ou cópia, ou alguns pequenos ajustes existentes dentro de seus próprios processos de produção, que não chegam a ser uma tecnologia transformativa de uma sociedade que precisa se modernizar. A tecnologia é mais dificultada na pequena e micro indústria, devido às fracas condições de sobrevivência dessas indústrias, bem como a disponibilidade de recursos que é pequena ou inexistente á aquisição dessas modernidades para o crescimento empresarial.

         Todavia, quanto ás grandes corporações, tudo abunda, pelo acesso ao crédito, pelos incentivos governamentais, pela condição de transferência do risco envolvido, pela manutenção de institutos de pesquisa e, sobretudo, pelo poder de dominar o mercado que lhe favorece em todos os instantes. Com este pensamento, a contenta aparece somente entre os grandes, e, os pequenos e micros só entram como suporte de ajuda àquelas que lhes dão ajuda na sua sobrevivência, porém, as outras que são contrárias são induzidas ao processo de falência. Assim sendo, um estudo sobre a tecnologia, fazendo um retrospecto histórico é de fundamental importância para estruturar uma política industrial eficaz, com vistas a uma boa dinamização da economia nacional e da própria empresa isoladamente.

            Em certos instantes, a tecnologia cria problemas que ás vezes é muito difícil uma detectação prática dessas dificuldades, ao considerar que o parque industrial, ou as empresas individualizadas não tenham condições de ver as diferenças entre a tecnologia que existe e a qualidade da mão-de-obra utilizada. Neste sentido, tem-se um problema estrutural que leva algum tempo para aperfeiçoar o pessoal que trabalha com estas máquinas a poderem se capacitar e eliminar esse lag que dificulta uma produção que esteja dentro do princípio de eficiência econômica e técnica. Esse problema conduz a empresa ou indústria á ineficiência, criando problemas para os diretores ou gerentes administrarem bem o seu empreendimento que deve trazer o bem-estar de todos, tanto os consumidores como os empresários que precisam conduzir seu negócio de forma ajustada.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net