¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VIII

 

 

TERCEIRIZAÇÃO COMO PARCIMÔNIA

 

 

            Nos últimos anos, tem-se buscado dinamizar o desempenho de uma empresa, não somente pela forma comum de tratar os recursos próprios da empresa, mas de diminuírem os custos de produção que a cada dia crescem numa economia de grande competitividade, que tem uma tendência para os grupos monopolistas que querem tirar proveito de sua hegemonia do processo de dominação no mercado. Grupos e mais grupos se reúnem para exigir maior lucratividade de seu empreendimento, até mesmo fazendo aumentar o seu preço individual, por ter o poder de tal prática, tornando a competição ainda mais restritiva e desleal, como é o costume no mundo moderno dos cartéis, trustes e conluios. Neste sentido, é que surgiu a utilização da terceirização, como elemento fundamental na busca de diminuição dos custos da empresa, de fugir da imposição tarifária muito alta que dificulta uma concorrência frente a frente, a todos aqueles que querem sobreviver na economia, com as suas próprias condições de trabalho.

            A terceirização é uma forma de praticar um rodízio na mão-de-obra da empresa, sem ter problemas fiscais com o governo, visto que o pessoal da casa, depois de um certo tempo, a sua produtividade cai, ficando mais lento no processo de produção, com queda na produtividade do trabalho, aumentando cada vez mais os custos industriais, criando dificuldades no processo de comercialização da produção da empresa. Com a utilização deste sistema de trabalho, observa-se que os ganhos de produtividade aumentam e, daí, as economias de escala sejam um ponto fundamental na busca de uma melhor dinâmica na empresa, quer seja pequena, média, ou grande, cujo objetivo é competir, ou sobreviver com bons lucros na dinâmica econômica de competitividade. As economias de escala são os ganhos que a empresa tem acima dos custos de produção, especificamente capital e trabalho, quando se aplicam eficientemente os recursos que estão ao dispor do empresário, ou gerente, ou diretor, que tem como meta principal o crescimento com grande poder de competição, ou até mesmo a monopolização de sua empresa.

            A terceirização frente a variável geração de economias de escala deve se comportar de tal forma, que a sua correlação deve ser sempre positiva, isto significa dizer que um aumento no processo de terceirização do estabelecimento exige que haja uma economia de escala crescente para que esta prática seja utilizada com eficiência no empresariado moderno. Isto só pode acontecer com firmeza quando se fizer uma investigação objetiva sobre o desempenho da empresa que  tenta a utilização da terceirização de seu pessoal, como um elemento que proporcione economias de escala na dinâmica do grupo participativo da produção. O empresário por ser um criador e inovador deve sempre estar investigando o desenrolar de sua instituição, para que todos os recursos disponíveis, para o andamento eficiente da empresa, possam fluir dentro de um clima de sucesso e sobrevivência da instituição que os administra, na tentativa da eficiência e busca do desenvolvimento de todos os seus membros diretos e indiretos.

            No mundo industrial moderno, têm surgido novas técnicas de produção e novas maneiras de organizar a produção têm trazido mais segurança ao empresário que investe altas somas financeiras, cujo mercado não absolve a produção com muita facilidade, e com isto, vem o prejuízo, a concordata, ou a falência, cuja empresa fecha, justamente pela falta de planejamento para a plena eficiência de seus recursos. Assim sendo, os problemas aumentam não somente para o empreendimento em si, mas para a nação como um todo, com a falta da mercadoria certa, o desemprego, a possibilidade de inflação e algumas outras questões que são dificuldades para a economia como um todo funcionar rumo ao desenvolvimento econômico e social. Portanto, a terceirização está aí para suprir esse problema porque proporciona uma forma alternativa de organização na empresa, dinamizando com sangue novo algumas fases do processo produtivo que estavam criando obstáculos á eficiência da indústria que já pendia para o prejuízo.


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net