¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VIII

 

 

A QUESTÃO DEMANDA POTENCIAL

 

 

            Mais um ponto importante no estudo do desempenho industrial, é a relação demanda com relação ao crescimento da produção, visto que o objetivo fundamental do empresário é o crescimento do empreendimento e isto não se faz sem um aumento na pauta de demanda pelo produto que está sendo lançado, cujo mercado ainda não conhece. A demanda talvez seja o elemento mais forte na lista das variáveis que dinamizam o crescimento da indústria, por se tratar de um parâmetro que tem repercussão na estabilidade econômica, devido ao reflexo maior no nível de preço que desestabiliza a economia como um todo. A demanda industrial passa também pelo crivo da regionalização, quando se levanta a questão dos hábitos de consumo, cuja mídia criou o anti-consumo ao tradicionalismo da produção regional e fomentou o desejo de importações de manufaturados de regiões distantes que almeja evacuar toda a produção que está posta no mercado.

            A preocupação de criar demanda por produtos que a região não conhece é muito grande quando, no afã de imitação, procura-se consumir novidades que desemprega mão-de-obra local e implementa uma evasão de recursos internos muito grande, para regiões que já se desenvolveram o suficiente para dar conta de sua produção industrial. O crescimento empresarial acontece com o aumento da demanda local, ou não, e, da sua diversificação para que um leque de produtos consiga sensibilizar os desejos de quem busca satisfazer suas necessidades com alguma coisa para comprar, satisfaça os seus desejos, nem que seja psicológico. Isto posto, é uma primeira variável que força o crescimento de uma empresa, no entanto, tal fato, sem uma demanda potencial e não tendente ao crescimento, não tem possibilidade de acontecer de acordo com o planejado, devido a empresa viver de vender seus produtos e o aumento da procura, invoca investimento, que sem existir, não pode haver o crescimento industrial previsto.

            Não há condições de se analisar uma situação industrial sem uma preocupação maior com o estudo de demanda relacionado com o nível de crescimento que a indústria está desenvolvendo, pois isso, pode-se dizer que a demanda está diretamente relacionada com o crescimento industrial, acompanhado com as condições locais. É fácil observar que as regiões pobres têm fraco nível de crescimento industrial e regiões ricas seu grau de crescimento é bem maior, tendo em vista o seu nível de demanda pelos produtos que o empresariado disponibiliza no mercado, com inovação e com boa imitação para o progresso empresarial. Assim sendo, o desempenho industrial passa justamente pela verificação da situação da demanda frente ao crescimento que a empresa está dinamizando, isto significa dizer que, sem demanda, ou consumo, não há crescimento e não há crescimento sem tentar sensibilizar a população consumista para o seu produto que está sendo lançado.

            Em resumo, além das necessidades diretas que o ser humano carrega consigo, existem aqueles que são incitadas pelo formador de opinião, quando se estuda o psiquê do consumidor, para atingi-lo de maneira incisiva na aceitação de seu produto, pois é um problema que os profissionais do marketing enfrentam para conseguir mercado, por conta da diversidade de preferências que faz parte de cada consumidor. Ao se atingir a demanda para a sua mercadoria, cuja venda cresce positivamente, tem-se um crescimento industrial favorável ao desempenho da empresa, ao considerar que o trabalho do industrial é de produzir e conseguir demanda, pois, não pode haver oferta não existe a contra partida da demanda. Sem dúvida, o tamanho da empresa deve ser levado em consideração neste processo participativo, devido à possibilidade de investimento em Pesquisa e desenvolvimento (P&D) que proporciona uma produção com qualidade em que os pequenos e pequenos/médios empresários levam desvantagem na busca desse crescimento de seu estabelecimento e da economia. 


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net