¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO VIII

 

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

 

            Como conseqüência do crescimento industrial, é de fundamental importância fazer uma análise do desempenho da indústria e, por conseguinte, da empresa, ao levar em consideração o aspecto de que, se as performances empresariais individuais afetam a dinâmica industrial como um todo, pois, devem-se tomar as devidas precauções para que a indústria e a empresa possam caminhar de forma correlata. Isto é importante, devido, numa economia imperfeita, ou oligopolista, ter-se o surgimento de pequena, média e grande empresa, significando dizer que cada uma facção desta, tem o seu próprio grau de desempenho, com problemas locais diferenciados, de acordo com o seu segmento de atuação. É, neste sentido, que se pretende estudar o desempenho industrial, aprofundando-se metodologicamente nos diversos grupos industriais de transformação, de acordo com o tamanho em que a empresa está submetida, e, o seu resultado no contexto geral do comportamento da economia industrial.

            Assim sendo, inicia-se com o conceito e caracterização do que significa, em verdade, desempenho, pois, pelo que se observou, significa a maneira como a industrialização está caminhando na trajetória do crescimento de sua produção e acessórios, se tudo está caminhando ajustadamente, ou se existe algum descompasso neste processo de trabalho. O fato de haver pequena, média e grande empresa, já se nota um descompasso na dinâmica de crescimento que estas empresas atravessam, isto quer demonstrar que, existem economias de escala crescentes para uns e decrescentes para outros que crescem mais lentamente. Esses crescimentos desiguais dizem respeito aos desequilíbrios na maneira de sobrevivência e de auto-gerência, de cada empresa, obviamente com problemas que devem ser sanados com uma perspectiva de um progresso mais eficaz para tal gestão, pois isto reflete no desempenho empresarial.

            Nas empresas, normalmente, faz-se uma avaliação técnica quanto a sua posição e técnicas de vendas, entretanto, deixa-se de lado um estudo maior da Instituição, detalhando parte a parte todos os departamentos da empresa para um crescer mais harmonioso e cheio de perspectivas, por conta das vantagens e obstáculos que aparecem durante a sua atuação. Vale a pena ressaltar que este processo, ou preocupação mais forte, só é posta em prática por grandes e médias empresas, onde as pequenas passam despercebidas de tal trabalho, que algumas vezes, melhora os ganhos em tudo que participa no processo produtivo, pela atuação das economias externas, advindas da concorrência entre os grandes conglomerados industriais. Dessa forma, pretende-se investigar a relação entre competitividade e capacidade industrial; capacidade produtiva e lucratividade; lucratividade e investimentos; investimentos e regionalização; demanda e crescimento industrial; terceirização e economias de escala; progresso tecnológico e tamanho industrial; concentração e eficiência e crescimento e rentabilidade.

            Ao final da comparação de tais variáveis tem-se condições de saber se a empresa está bem, ou se está mal; qual a política a ser implementada para retirá-la de uma situação de crise e como desenvolver um sistema de trabalho que possa dinamizar um planejamento que direcione a empresa, ou indústria dentro da eficiência tanto técnica, como econômica e alocativa. Ao ser concluída esta fase de estudo e detectação dos pontos críticos da atividade industrial, o que é mais importante agora é não deixar que a empresa, ou indústria não volte a se envolver com os princípios da ineficiência que pode culminar com concordata, e/ou falências. Portanto, uma avaliação dos pontos vitais da empresa ou indústria é muito importante para que se possa ter sob controle todo empreendimento, que necessita de um acompanhamento mais direto, como se fosse uma manutenção para uma sobrevivência por muito tempo, no processo de atuação na produção e no mercado, de maneira ajustada dentro do crivo de longo prazo.  


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net