¿Buscas otro libro?
Buscalo aquí:
Amazon Logo





 

 

Pulse aquí para acceder al índice general del libro.

Esta página muestra solo parte del texto, y puede carecer de formato, notas, fórmulas, esquemas, tablas o gráficos.
Pulse aquí para bajarse el libro completo en formato DOC (270 páginas, 1600 Kb)

Economia Industrial
Luiz Gonzaga de Sousa


 

CAPÍTULO V

 

 

AS TÉCNICAS PARALELAS

 

 

         O processo tecnológico também diz respeito a alguma técnica e processos paralelos que os empresários desprendem tendo em vista, apressar o progresso na tecnologia e baratear os seus custos de produção durante o desenrolar do desenvolvimento de uma determinada pesquisa. Uma empresa qualquer como hipótese, que trabalha com Pesquisa e Desenvolvimento e tem uma linha mestra neste processo, algumas vezes encontra resultados promissores, não na atividade principal daquilo que está sendo trabalhado, mas em desenvolvimento feito em observações secundárias, como tem acontecido normalmente com as grandes descobertas científicas. São exemplos e exemplos que se podem apresentar como resultado importante na evolução da ciência quanto ás invenções e inovações feitas para o progresso da humanidade no campo industrial.

            Na utilização de um exemplo para melhor caracterizar a escolha ou o trabalho com técnicas paralelas tem-se em MANSFIELD[1] que

no desenvolvimento da bomba atômica, havia diversos métodos de fabricação de metais físseis e não existia um consenso entre os cientistas sobre qual das alternativas era a mais promissora. Para obter certeza de que a melhor não tinha sido posta de lado, todos os métodos foram seguidos paralelamente. A sabedoria desta decisão foi confirmada pelo fato de que o método que primeiro produziu quantidades apreciáveis de material físsil foi aquele que tinha sido considerado anteriormente como relativamente não-promissor no programa de desenvolvimento.

Com isto, observa-se que todo processo produtivo acompanha alguns outros que são fundamentais na dinâmica da produção, ao considerar que algumas vezes determinado método, que é o preferido não dá certo, um segundo ou terceiro poderá ser o mais eficiente, ou no seu conjunto chegar ao ótimo.

         Para clarear esta questão pode-se dar um exemplo melhor elaborado, pois, utilizando-se de duas técnicas de produção para verificar qual é a melhor, dentro do ponto de vista da produção com custos mínimos. O método 1 tem uma possibilidade de 0.50 de custear 2.5 milhões de reais e 0.50 de custear 1.5 milhão de reais. Método 2 tem possibilidade de 0.25 para 2.5 milhões de reais e 0.75 para 1.5 milhão de reais, com um custo já existente de 150 milhões de reais. Os custos totais para o primeiro caso foram de 2.0 milhões de reais e para o segundo caso de 1.74 milhão de reais, portanto o método segundo é o melhor, porque os custos no desenvolvimento de tal trabalho foram menores do que o primeiro caso. Este é um exemplo de que criatividade paralela resulta em ganhos de invenção e inovação, algumas vezes mais rápida do que a pesquisa que se está trabalhando.

         O processo de desenvolvimento, ou a prática de uma pesquisa em um produto, envolve custos que devem ser considerados dentro de uma função de produção e nisto pode-se pensar nos elementos participativos dos custos do projeto de desenvolvimento. Em primeiro lugar, o tamanho e a complexidade da mercadoria a ser desenvolvida; em segundo, o grau desejado de sofisticação no desempenho que o produto está envolvido e; em terceiro, o estoque de conhecimento básico de componentes e materiais e; finalmente, a velocidade do desenvolvimento. Todos esses determinantes são importantes para o sucesso ou fracasso no desenvolvimento de novos métodos, ou novos produtos, ou qualquer uma maneira nova de aparecer algo para a sociedade que tem custos e pode inviabilizar o projeto que está em atividade.


 

[1] MANSFIELD, Edwin. Microeconomia: teoria e aplicações. Rio de Janeiro, CAMPUS, 1978, p. 426.

   


Volver al ÍNDICE

Volver a LIBROS GRATIS DE ECONOMÍA

Volver a la ENCICLOPEDIA DE ECONOMÍA EMVI

Google
 
Web eumed.net