Este texto forma parte del libro
Memorias de Economia
de Luis Gonzaga da Sousa
Para obtener el texto completo 
para imprimirlo, pulse aquí


 








 

A PROBLEMÁTICA DA ECOLOGIA

 

 

 

A questão do meio ambiente é um assunto de fundamental importância no mundo moderno, ao considerar que as grandes devastações que ocorrem, e as poluições que caminham com o processo de industrialização e progresso tecnológico dos tempos hodiernos. Objetiva-se desta forma, fazer um pequeno comentário e propor algumas soluções ao problema do meio ambiente; porque, se não se der um tratamento especial ao ecossistema em que o ser humano habita, a humanidade passará por sérias dificuldades de complicada solução. O importante, é que não se deixe morrer a idéia de se tentar preservar o meio ambiente, assegurando à fauna e à flora, todas as benesses que a natureza lhes corôo e deu de graça a todos os povos do planeta terra; entretanto, o próprio homem quer aos poucos acabar com essa riqueza dada por Deus que deverá ser conservada por todos.

Para primeiro se entender o que é meio ambiente é preciso conhecer o seu conceito, o seu significado, sem dúvida, entende-se por meio ambiente, o mundo onde se vive, tanto no que respeita ao ser humano, como os animais, as florestas, os rios, as montanhas e todos os componentes do planeta terra. São os componentes naturais deste meio ambiente que asseguram e geram as vidas existentes juntamente com as árvores, os frutos, os rios e as montanhas, é que são gerados os alimentos, o ar que se respira e os complementos para a sobrevivência do homem. Por isto, foi, ou é preciso a natureza, para que ela se formasse e reformasse, para que formalizasse o meio ambiente que desce vida e sustentáculo ao ser humano.

Ultimamente, o mundo tem passado por diversas transformações, no que concerne a política, a sociedade, a economia e, em especial, a questões ambientais. A Revolução Industrial tem trazido uma mudança nos recursos naturais do mundo, a tal ponto que consigo vieram diversos problemas para a ecologia de hoje e do futuro. Os grandes complexos industriais, na ânsia de faturar seus volumosos lucros comerciais, avançam na natureza, deteriorando o meio ambiente, tal como poluindo os rios, devastando as matas, desfazendo as montanhas e, enfim, destruindo as dádivas da natureza, em prejuízo do ecossistema. Ao se observar a natureza, verifica-se que as matas do coração do mundo, que são as matas atlânticas e as florestas amazônicas estão sendo devastadas todos os dias, com o objetivo de suprir as indústrias de insumos para suas produções, todavia, esquecem que estas destruições ameaçam a sobrevivência do homem sobre a terra, e da própria terra.

A poluição tem constituído um dos maiores problemas na atualidade, a despeito de que as contaminações existentes no meio ambiente já têm trazido para hoje em dia, muitas mortes ao ser humano, pois observa-se que o homem do passado vivia muito mais do que os de hoje. Por que isto acontece? É fácil de explicar. A utilização de agro tóxico na agricultura, a mecanização no campo, sem uma prévia análise de como a utilizar, faz com que os produtos advindo da agricultura cheguem à mesa do consumidor final, cheio de venenos, aplicados pelo homem, na busca de conseguir produzir mais e maiores do que os normais, dados pela natureza. Hoje em dia, não se pode mais tomar banho, nem beber água dos rios, porque se encontra contaminada pelos detritos das indústrias localizadas em suas proximidades; assim como a aplicação de poluentes na agricultura em alta escala. Além deste fato, deve-se salientar as guerras nucleares que são travadas, trazendo grandes problemas para a sociedade moderna e do futuro, pois hoje se tem uma população ameaçada pela corrida nuclear e, conseqüentemente, afetando o meio ambiente.

Decorrente de movimentos internacionais em favor da ecologia e do meio ambiente, o povo brasileiro também começou a se organizar em defesa da fauna e da flora nacionais. Nesta visão, os movimentos nacionais começaram a lutar pela implantação na Constituição brasileira de dispositivos em favor do meio ambiente do país. Contudo, são notórios os ganhos que se têm conseguido em termos de proteção aos rios, às montanhas, às florestas e a todos os elementos da natureza da Nação, pois o Artigo 225, do capítulo IV, da Nova Constituição[1] que diz respeito ao meio ambiente ela se encontra redigida desta forma:

Parágrafo 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: I - preservar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; (...); IV - exigir, na, forma da Lei, Para instalação de obras ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente; VII - proteger a fauna e flora, vedadas, na forma da Lei, as praticam que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. Parágrafo 2º - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a solução técnica exigida pelo órgão competente, na forma da Lei. Parágrafo 3º - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados. Parágrafo 4º - A Floresta Amazônica Brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Matogrossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da Lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Parágrafo 5º - São indispensáveis à terras devolutas ou arrecadadas pelo Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais. E, parágrafo 6º - As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em Lei Federal, sem o que não poderão ser instaladas.

Com estas prerrogativas, ou ganhos políticos da sociedade, pode-se ter uma maior proteção ao meio ambiente nacional que o povo exigia tanto.

Diante das destruições que estão sendo efetivadas na fauna e na flora em todo o mundo e, em especial, no Brasil, é preciso que se formem associações que busquem preservar o meio ambiente. Para se preservar este meio ambiente é necessário que se faça uma campanha junto a cada brasileiro para plantar uma árvore em residência, ou na escola e ensinar aos amigos que é preciso melhorar a flora para que não se acabem os oxigênios que asseguram a vida do ser humano no planeta. É necessário também que se vigiem os rios, os lagos e até mesmo as florestas, quanto à colocação dos dejetos humanos e das fábricas que poluem o meio ambiente; assim como, lutar para que os agricultores não utilizem intensivamente os agrotóxicos, ou quaisquer poluentes na produção nacional para que se possa ter vida, pelo menos, não muito curta.

No mundo moderno, já não é preciso devastar matas para a utilização no dia-a-dia das fábricas e dos lares, considerando-se que o processo de substituição está sendo muito rápido quanto a estes materiais. Os móveis, caminhões, combustíveis de padarias e muitos outros utensílios utilizados pelo homem já têm substitutos quase que perfeitos e até melhores do que estes elementos da natureza. É preciso somente usar a criatividade, o respeito ao próximo e o amor à mãe natureza para que não se precise demoli-la para criar o que se necessita para o dia-a-dia da sobrevivência do ser humano. Não significa dizer que se deve fazer veneração, mas utilizá-la na medida do necessário e sempre vendo a natureza como a origem e um complemento para a vida da criatura.

            Quanto ao futuro do mundo, pode-se dizer que tudo depende somente da preservação do meio ambiente em que se vive; pois, se continuar esta devastação que está por aí, não se terá condições de ter um futuro feliz; sem dúvida, cheio de doenças perigosas e transmissíveis. Corre-se o risco de hoje em dia, na possibilidade de num futuro não muito longe, necessitar-se de ar, de água e não ter disponível ao ser humano, até mesmo ao não humano, como os animais menores. Do jeito que caminha a humanidade, intensificando a poluição, devastando as matas e danificando os rios, não se pode esperar muita coisa boa para os povos que advirão, pois o futuro da humanidade depende da preservação do meio ambiente e no caso brasileiro, na aplicação e vigia aos princípios que foram colocados na Constituição Nacional Brasileira.

Não se exige uma imitação dos movimentos radicais a favor da natureza, mas é preciso bom senso quanto à utilização dos elementos dela na manufatura do necessário para a vida. Os movimentos internacionais têm a sua razão de ser, não é condenável, entretanto, é preciso assumir com cautela, para que não se torne seita, tal como fazem os participantes do Green Pearce em toda parte do mundo. Ver-se que as implantações de fábricas não obedecem a uma avaliação social quanto aos custos que advirão daquela implantação, como por exemplo: fabrica de manufatura de sabões que poluem os rios e matam a terra; outras que poluem o ar, trazendo doenças e mais doenças, assim se podem citar muitos exemplos de degradação do meio ambiente no mundo inteiro.

Finalizando este pequeno trabalho sobre o meio ambiente, em especial, o caso brasileiro, deve deixar claro que é preciso muito cuidado para que a ecologia tenha primazia em tudo que se faça neste mundo, porque é da natureza que se extraem as belas e encantadoras flores; que se bebem as límpidas e doces águas; e, que se respira o ar que existe na atmosfera. Sem a preservação do maio ambiente, ter-se-á um futuro triste para toda humanidade, e até mesmo uma destruição da espécie animada e inanimada e o que poderá existir daqui a alguns tempos é um mundo cheio de animais totalmente deformados da caracterização de ser uma pessoa humana, ou não humana. Portanto, pede-se que se preserve a natureza antes que o mundo se acabe.


 

[1] CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, 1988, p. 146.