Tesis doctorales de Economía

 

TURISMO, CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE URBANO-REGIONAL BASEADA EM CLUSTER

Jorge Antonio Santos Silva

 

 

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse la tesis completa en PDF comprimido ZIP (480 páginas, 2,35 Mb) pulsando aquí

 

 

 

 

4.3.2. Análise de regressão

Para a análise de regressão se criou uma variável “vazamento”, correspondendo aos itens de custos como percentual do faturamento gastos com fornecedores externos ao estado da Bahia. O modelo de regressão estimou a variação nesse percentual explicada pelo índice de “Tamanho do Estabelecimento” e pelo índice de “Problemas com Fornecedores Locais”. A regressão estimada e seus resultados são dados a seguir:

Nota: Erros-padrão calculados utilizando a matriz de White para correção de heterocedasticidade.

Na primeira regressão, observada na Tabela 4.17, foram incorporadas as duas variáveis construídas. Pelos resultados obtidos, utilizando no total 24 observações, nota-se que a variável “problemas” e a variável “tamanho” têm um impacto sobre o vazamento. Vale ressaltar que, conjuntamente, as variáveis “problemas” e “tamanho”, são altamente significativas e possuem um poder de explicação de 70%, obtido pelo resultado do R quadrado.

Na segunda regressão, Tabela 4.18, “matando-se” apenas a variável “tamanho”, para assim captar seu efeito isoladamente - já que o pressuposto é de que quanto maior o estabelecimento, maior o indício de vazamento. Esta solução revela-se, altamente significante na explicação do modelo, com um impacto relativamente maior desta variável sobre o vazamento.

Dessa maneira, corrobora-se os indícios de que tanto o tamanho do estabelecimento quanto os problemas gerados por fornecedores de produtos e serviços locais possuem efeitos positivos em relação ao “vazamento” externo no setor hoteleiro.

Como conseqüência, o vazamento no setor hoteleiro afeta o conjunto da atividade do turismo em Salvador, sendo influenciado e influenciando o grau de endogeneização da eficiência econômica do turismo na capital baiana e no Estado da Bahia, causando a redução do nível de retenção local dos resultados econômicos da atividade do turismo obtidos a partir do desempenho da hotelaria de Salvador, notadamente dos estabelecimentos de 4 e 5 estrelas ou de grande porte.

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet