Tesis doctorales de Economía

 

TURISMO, CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE URBANO-REGIONAL BASEADA EM CLUSTER

Jorge Antonio Santos Silva

 

 

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse la tesis completa en PDF comprimido ZIP (480 páginas, 2,35 Mb) pulsando aquí

 

 

 

 

4.3 Análise fatorial: Resultados preliminares indicativos de vazamentos da economia do turismo de Salvador a partir do setor hoteleiro

4.4.1 Construção das variáveis “Tamanho do Estabelecimento” e “Problemas no Mercado Local” usando Componentes Principais

Variável “Tamanho do Estabelecimento” – Objetivo: criar uma variável síntese da informação que represente o tamanho do estabelecimento, que, pressupostamente, deve apresentar características distintas de resultados, segundo o porte do negócio. A criação desta variável TAMANHO se RECOMENDA, pois, isoladamente, cada um dos critérios representativos se revela incompleto e pode levar a diferentes conclusões sobre a hierarquia dos hotéis. A classificação pelo número de empregados pode esconder falhas técnicas, de modo que, o hotel com maior número de empregados pode, em verdade, ser um hotel com uma tecnologia menos avançada e não ser o hotel líder. A classificação pelo número de leitos pode sofrer do mesmo problema. Um hotel grande, em número de leitos, pode não resultar de uma posição estratégica da firma, mas, ao contrário, tratar-se de uma construção antiga e não adaptada às novas condições do mercado. O faturamento, por sua vez, nada diz a respeito da estrutura de custos do empreendimento e revela muito pouco sobre as “características tecnológicas” da firma. A proposta dessa metodologia é criar um indicador síntese dessas variáveis (incluindo ainda a variável discreta limitada “categoria”), de modo a permitir a hierarquização dos empreendimentos, por um critério que revele a importância relativa de cada firma no setor.

Uma visão mais sistematiza da metodologia dos componentes principais pode ser apreendida em Anderson, T. W., An introduction to multivariate statistical analysis (2003).

Para tanto se aplicou uma transformação linear em cada uma das variáveis consideradas, de modo a limitar o intervalo de variação entre 0 e 1. Após, usando o método de componentes principais, foram calculados os pesos relativos de cada variável no indicador síntese. Os pesos assim calculados são reportados na (Tabela 4.16).

Tabela 4.16 Pesos calculados pelo Método de Componentes Principais (em%)

Nota: A primeira componente responde por 89,48% da variância total.

Variável “Problemas no Mercado Local” – Objetivo: criar uma variável que sintetize as informações com relação aos problemas declarados com fornecedores de produtos e serviços locais. Atribuiu-se pesos iguais a cada um dos itens das duas questões que tratam do assunto. Para cada declarante efetuou-se a soma das respostas positivas para problemas locais, de modo a se ter uma distribuição de intensidade nas declarações positivas. Esse resultado foi normalizado linearmente para que o intervalo de distribuição ficasse entre 0 (nenhum problema declarado) e 1 (o maior número de problemas declarados).

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet