EVALUACIÓN DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA LA GESTIÓN INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS DESDE LAS PERSPECTIVAS AMBIENTALES E INSTITUCIONALES

Patrícia Borba Vilar Guimarães
patriciaborba@ig.com.br

CAPÍTULO 5

5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

5.1 CONCLUSÕES

  Foi sugerida como hipótese geral dessa pesquisa, que a adoção de um modelo de avaliação de políticas públicas, baseado na filosofia de GIRH traz benefícios na consideração da eficiência, avanço e mudança institucional, na busca pela sustentabilidade de políticas de gestão dos recursos naturais, em especial, da água.
Para tanto, elaborou-se ao longo desse estudo, uma seleção de dados e argumentos fundamentados acerca do ciclo das políticas públicas, a sua conotação institucional e a pertinência epistemológica das correntes interdisciplinares na abordagem das questões ambientais.
Algumas premissas foram eleitas, no sentido de nortear a produção de um modelo conceitual útil na avaliação de políticas públicas de gestão ambiental, especialmente aplicado no ambiente institucional da gestão de recursos hídricos.
Tendo sido avaliado e selecionado um modelo de base, etapa resultante da pesquisa no ambiente internacional de utilização de modelos de avaliação de sustentabilidade, governança ou da combinação de ambos, aplicados em diversos cenários de gestão em políticas ambientais, e especialmente, na gestão de recursos hídricos, elegeram-se metadados de indicadores que representassem inputs para a calibragem e aplicação preliminar do modelo conceitual sugerido para a pesquisa. O referencial teórico apontado embasou, de forma transversal, todo o processo de definição de critérios e dimensões do modelo sugerido.
Não se pretendeu, em absoluto, esgotar o tema, mas promover a compilação de fundamentos, a sistematização de conteúdos, a formulação e disponibilização de uma ferramenta concreta para a avaliação de políticas públicas ambientais e, em particular, na gestão de recursos hídricos. Algumas eventuais fragilidades observadas e potenciais despertados podem servir como elementos de pesquisas e aplicações futuras acerca da mesma temática.
Os resultados esperados reforçaram a elaboração das análises e conclusões que seguem.

 

A eleição de um modelo conceitual de avaliação de políticas públicas representa um avanço na caracterização de ambientes de racionalização institucional e aplicação do Direito nos casos concretos. O tema abordado nesse estudo, ainda de desenvolvimento incipiente, tanto no ambiente específico dessa área do saber, como no ponto de convergência com a gestão de recursos hídricos, qual seja a implementação de políticas de gestão, passa a desfrutar de uma possibilidade de reflexão e evolução do saber científico sistematizado e interdisciplinar.
Tendo em conta as considerações apontadas, que não possuem a pretensão de exaurir a temática, passa-se ao elenco de recomendações e sugestões da pesquisa.

5.2 RECOMENDAÇÕES 

Os resultados esperados com a aplicação do modelo de indicadores e conseqüente definição do modelo conceitual de avaliação incluem a adoção de atributos de sustentabilidade nas atividades de gestão e a mudança ambiental, caracterizada pelo comportamento dos usuários de acordo com os parâmetros institucionais da GIRH. Mediante as conclusões referidas no contexto da pesquisa, são feitas as seguintes recomendações:

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga