Tesis doctorales de Economía


CONTÁGIO ENTRE MERCADOS DE ACÇÕES DE PAÍSES DESENVOLVIDOS: UM ESTUDO DE PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CHOQUES DE RENDIBILIDADE NUM CONTEXTO DE EPISÓDIOS DE CRISES FINANCEIRAS

Júlio Fernando Seara Sequeira da Mota Lobão



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.
Puede bajarse la tesis completa en PDF comprimido ZIP (385 páginas, 1,18 Mb) pulsando aquí

 

 

 

2.3.7 Testes de Economia Experimental

Até muito recentemente, as Ciências Económicas e Empresariais eram consideradas, em larga medida, como sendo ciências não experimentais no sentido em que se tinham que basear na observação da realidade e não em experiências controladas em laboratório. A investigação tem, no entanto, tomado novas direcções. Tem-se baseado, crescentemente, em novos dados provenientes de experiências em ambientes controlados onde se estuda o comportamento humano em situações que replicam as encontradas nos mercados e noutras formas de interacção económica. Este conjunto de estudos deu origem às chamadas Economia e Finanças Experimentais.

Os estudos de Economia e Finanças Experimentais são, como é óbvio, muito dependentes do contexto específico em que se realizam, embora apresentem como vantagem importante a de, ao permitirem controlar com mais rigor as condições de teste, possibilitarem o isolamento dos componentes relevantes do processo de decisão, ou seja, aquelas características susceptíveis de permitir um melhor entendimento do fenómeno em apreço.

Apesar dos estudos recentes no campo da Economia e Finanças Experimentais Experimentais serem bastante abundantes, a atenção tem-se centrado no comportamento dos investidores e, nomeadamente, nas consequências da alteração dos parâmetros de aversão ao risco e de aprendizagem sobre os preços. Já a análise do contágio, neste contexto, através dos efeitos de interacção entre vários mercados, tem sido um assunto muito pouco abordado na literatura.

Bleaney e Humphrey (2001) realizaram uma “simulação” que incidiu sobre a importância dos factores psicológicos relevantes no processo de decisão com risco no desenrolar do fenómeno de contágio. Os autores concluíram que existem factores que tornam os investidores mais pessimistas sobre a rendibilidade provável de um activo (mesmo que a distribuição de probabilidades de rendibilidades seja conhecida), se tiverem ocorrido “más” rendibilidades num activo entendido como similar. Este procedimento resulta da adopção de regras heurísticas motivada pelo facto dos investidores exibirem racionalidade limitada.

Heymann et al. (1997) consideraram um processo de aprendizagem com diferenças de informação em que os investidores consideram como relevante a informação obtida com base no comportamento dos restantes agentes de mercado. Concluíram que um sistema descentralizado, com apenas um mercado, pode organizar-se de forma autónoma e que os agentes podem coordenar, de forma espontânea, as suas acções.

Ciccarelli e Rebucci (2004) socorrem-se de dados de mercados financeiros artificiais para efectuar testes a metodologias de detecção de contágio.

Por último, num estudo relacionado, Corbae e Duffy (2004) investigaram a importância dos padrões de interacção entre os investidores na determinação do equilíbrio dos mercados financeiros.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios