Tesis doctorales de Economía


CONTÁGIO ENTRE MERCADOS DE ACÇÕES DE PAÍSES DESENVOLVIDOS: UM ESTUDO DE PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CHOQUES DE RENDIBILIDADE NUM CONTEXTO DE EPISÓDIOS DE CRISES FINANCEIRAS

Júlio Fernando Seara Sequeira da Mota Lobão



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.
Puede bajarse la tesis completa en PDF comprimido ZIP (385 páginas, 1,18 Mb) pulsando aquí

 

 

 

2.3.6 Testes de Causalidade

Os testes de causalidade, de aplicação mais recente ao estudo do contágio, atendem à noção de contágio mais lata segundo a qual o fenómeno se traduz, simplesmente, na transmissão internacional de choques (definição 6 da secção 2.1). Nesta acepção, os testes de causalidade abrangem todos os instrumentos estatísticos que permitem captar as relações de interdependência entre os mercados: testes de raíz unitária e de cointegração, testes de causalidade de Granger e testes baseados em modelos de vectores autoregressivos. A principal vantagem dos testes de causalidade, em particular dos testes baseados em modelos VAR, é a de permitirem ter em conta a dimensão temporal no estudo do fenómeno do contágio. De facto, a variável tempo não é considerada nas metodologias de teste abordadas anteriormente o que priva a análise de uma visão dinâmica sobre os efeitos de interacção entre os mercados. Como salientam, por exemplo, De Bandt e Hartmann (2001, pp. 45), «os testes de correlação contemporânea não medem directamente o contágio, fenómeno que, em princípio, requereria o estudo da transmissão dos choques ao longo do tempo». Apesar das vantagens apresentadas pelos testes de causalidade, poucos esforços têm sido aplicados, até muito recentemente, na análise da existência e direcção das causalidades entre os mercados.

Estes testes também têm limitações. É importante sublinhar que a causalidade estabelecida pelos testes estatísticos pode não reflectir, necessariamente, a existência de uma lei económica subjacente. A causalidade econométrica que relaciona as variáveis entre si indica, simplesmente, que o conhecimento dos valores pretéritos de uma das variáveis aumenta a capacidade de previsão das restantes.

Estudos Empíricos

As primeiras aplicações de testes de causalidade, ao estudo de contágio, remontam a Edwards (2000), Nagayasu (2001) e Bazdresch e Werner (2001).

Edwards (2000) utilizou modelos VAR, a decomposição da variância e modelos de causalidade de Granger para estudar a relação entre as taxas de juro do Chile e de outros mercados emergentes entre os anos de 1994 e de 1999. Todos os testes permitem concluir que, a partir de 1997, coincidindo com as principais crises financeiras, se fizeram sentir efeitos significativos de contágio.

Nagayasu (2001), com o recurso a dados diários referentes aos mercados de câmbios e acções da Tailândia e Filipinas, durante os anos de 1996 e de 1998, examinou a relação de causalidade entre esses mercados servindo-se de testes de raíz unitária, testes de cointegração, modelos VAR e testes de causalidade de Granger. O autor demonstrou que os movimentos de preços de alguns sectores dos mercados accionistas da Tailândia (nomeadamente no sector bancário e financeiro) constituíram a causa estatística das variações da divisa das Filipinas.

Bazdresch e Werner (2001) recorreram ao cálculo de modelos VAR e à decomposição da variância para explicar a transmissão de choques de rendibilidade entre os mercados de acções, taxas de câmbio e dívida, provenientes do México, durante as crises da Ásia, Rússia e Brasil. Os resultados evidenciam que o contágio esteve presente durante todos os episódios de crise, em especial nos mercados de acções e de dívida.

Gelos e Sahay (2001), Khalid e Kawai (2001) e Yang (2002) utilizaram modelos VAR e testes de causalidade de Granger para examinar os mercados de acções, de câmbios, dívida e taxas de juro.

Gelos e Sahay (2001) investigaram os efeitos de contágio entre as economias da Europa Central e do Leste Europeu, Rússia e Báltico, a partir do ano de 1993. Concluíram que os comportamentos dos mercados emergentes europeus, no seguimento da crise da Rússia de 1998, foram semelhantes aos que evidenciaram muitos mercados asiáticos e latino-americanos durante a crise Asiática. Os choques provenientes do mercado de acções da Rússia apresentaram-se como a causa estatística dos movimentos nos mercados da República Checa, Hungria e Polónia. No entanto, os autores rejeitaram a hipótese de existência de contágio da República Checa, Ásia e Rússia para os mercados financeiros da União Europeia.

Khalid e Kawai (2001) não encontraram sinais significativos de contágio entre os mercados de acções, de câmbios e taxas de juro de nove países asiáticos durante a crise de 1997.

Yang (2002) aplicou os testes de causalidade a dados diários relativos aos mercados de acções de vários países asiáticos entre os anos de 1990 e de 2000. Os resultados apontaram para a existência generalizada de efeitos de contágio na sequência da crise Asiática de 1997.

Kaminsky e Reinhart (2001) e Sander e Kleimeier (2003) aplicaram testes de causalidade de Granger ao estudo das taxas de juro e câmbio e ao estudo dos spreads da dívida, respectivamente.

Kaminsky e Reinhart (2001) mostram, a partir de dados com frequência diária, que os padrões de causalidade entre os mercados de câmbios e de taxa de juro da Indonésia, Malásia, Filipinas, Coreia e Tailândia se alteraram significativamente no decorrer da crise Asiática no sentido de um aumento da sua interdependência.

Sander e Kleimerer (2003) dedicaram-se ao estudo do comportamento dos mercados de obrigações de onze economias emergentes durante as crises da Ásia e da Rússia. Os resultados corroboram as conclusões de Kaminsky e Reinhart (2001) no que diz respeito à crise da Ásia e indicam que a crise da Rússia provocou alterações significativas nos padrões de causalidade entre os mercados.

Mais recentemente, Diez de los Rios e Herrero (2003), Dreher et al. (2004), Herz e Tong (2004) e Gande e Parsley (2005) recorreram aos testes de causalidade de Granger para estudar os padrões de interdependência entre os mercados de dívida e os mercados cambiais.

Diez de los Rios e Herrero (2003) testaram a existência de contágio nos spreads semanais das obrigações de 11 mercados emergentes, entre Janeiro de 1995 e Novembro de 2001, tendo encontrado sinais significativos de causalidade entre vários países. Em particular, verificou-se que os mercados da Argentina e Brasil se constituíram como causa significativa da evolução do mercado mexicano.

Dreher et al. (2004) utilizaram dados de 80 países não industrializados referentes ao período 1975-2000, enquanto que Herz e Tong (2004) consideraram 74 países em desenvolvimento entre os anos de 1975 e 2001. Em ambos os estudos, os resultados da aplicação de testes de causalidade permitiram concluir que os episódios de crise nos mercados de dívida anteciparam a ocorrência de crises nos mercados cambiais.

Por último, Gande e Parsley (2005) debruçaram-se sobre os padrões de interdependência nos spreads das obrigações diários dos mercados de 34 países entre os anos de 1991 e 2000. Detectaram-se efeitos significativos de contágio que os autores relacionam com os fluxos de capitais existentes entre as economias.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios