Tesis doctorales de Economía


ESTUDO COMPARATIVO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA INDÚSTRIA DA CERÂMICA DE REVESTIMENTO VIA ÚMIDA NO BRASIL E NA ESPANHA

Yolanda Vieira de Abreu



Esta página muestra parte del texto pero sin formato.
Puede bajarse la tesis completa en PDF comprimido ZIP (119 páginas, 722 kb) pulsando aquí

 

 

 

3.5. Organização Industrial Segundo

Meyer-Stamer et al (2001), as principais industrias de cerâmicas, via úmida, no Brasil e no Mundo, estão agrupadas em três grandes Clusters: Sassuolo, na Itália; Castellón, na Espanha; Criciúma, no Brasil. Pode-se definir Clusters industriais como:

“agrupamento geograficamente concentrado, de empresas interligadas, vinculadas a elementos comuns e complementares, apoiados por outras empresas, órgãos governamentais e instituições correlatas.” (Meyer-Stamer et al, 2000: 9)

A comparação das três principais regiões de produção cerâmica no mundo, realizada por Meyer-Stamer et al, 2001, pode se ver na Tabela 9. Não se tem a intenção de estudar a região produtora desse produto na Itália, porém algumas vezes será citada, pela importância que este tem na produção de máquinas e equipamentos e por seu desenvolvimento em design. No Brasil existem três principais regiões de produção cerâmica: Santa Catarina (Criciúma, prepoderante, via úmida) e duas em São Paulo (Mogi-Guaçu – via úmida e via seca -e Santa Gertrudes prepoderante via seca).

Neste trabalho, tem-se evitado utilizar palavras inglesas ou americanas, porém a Tabela 9 a seguir, foi copiada exatamente como está no trabalho de Meyer-Stamer et al (2001), por esse motivo, serão mantidas todas as palavras, como está no original. Para cumprir os objetivos desse trabalho, o estudo estará voltado mais para as empresas situadas em Santa Catarina, que responde por um terço da produção e por dois terços das exportações brasileiras e tem como sistema de produção a via úmida. (apud Meyer-Stamer et al, 2001), porém não serão desprezados os dados obtidos das empresas de revestimentos cerâmicos, via úmida, localizadas em São Paulo.

No próximo capítulo será estudado a evolução do consumo de energia na indústria de cerâmica para revestimento via úmida.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios