Tesis doctorales de Economía


EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE AÇÚCAR E ÁLCOOL

Eduardo Fernandes Pestana Moreira




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse la tesis completa en PDF comprimido ZIP (200 páginas, 802 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

2.6 Conclusões

No que foi visto no decorrer deste capítulo, o comércio e a produção do açúcar desde os primórdios da colonização da América, bem como do álcool combustível no último quartel do século XX, estiveram sempre ligados a mecanismos de controles de mercado e de produção, mesmo após o fim do sistema colonial europeu. As mudanças técnicas decorrentes do surgimento do açúcar de beterraba no século XIX e dos adoçantes de milho e artificiais no século XX também representaram momentos de disputa nos mercados internacionais associados à defesa dos interesses de grupos de produtores internos, a despeito de critérios de custo ou de eficiência econômica.

Esta dupla característica do açúcar, de comércio internacionalizado desde o início de sua produção em massa no século XVI e de manutenção de práticas mercantilistas de comércio até os dias de hoje, dificilmente será mudada nas próximas décadas, condicionando a participação da produção brasileira no consumo mundial à evolução de acordos bilaterais e multilaterais, tanto com os países desenvolvidos como com os consumidores importantes do produto no mundo em desenvolvimento.

O álcool combustível sofre ainda o efeito das práticas protecionistas, pois vimos que seu mercado já surgiu regulamentado, seja por fatores ambientais, seja pelo histórico apoio à atividade açucareira da qual ele nasceu. Por outro lado, este mercado interage com o mercado do petróleo, cujo funcionamento é fortemente condicionado pelas variáveis geopolíticas.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios