Tesis doctorales de Economía


EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE AÇÚCAR E ÁLCOOL

Eduardo Fernandes Pestana Moreira




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse la tesis completa en PDF comprimido ZIP (200 páginas, 802 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

3.3. Conclusões

Tentamos mostrar neste capítulo que o mercado do açúcar e outros adoçantes e o mercado do álcool deverão continuar sofrendo forte regulação no futuro previsível, pois são muito poucos os países que hoje mantêm o mercado totalmente livre. Mesmo a Tailândia, um grande exportador e produtor dos mais competitivos, utiliza-se de mecanismos disciplinadores da produção e do comércio, não só no caso do álcool, mas também no do açúcar.

Algumas mudanças podem vir a ocorrer no mercado europeu, por razão de sua derrota na disputa na OMC e pelo volume de subsídios que atingiu o setor açucareiro na PAC, e no mercado americano, caso o aumento na demanda por milho para a produção de álcool possa afetar o abastecimento de adoçantes para a indústria alimentícia. Nos dois casos, entretanto, será a proteção à produção de álcool que criará espaço para a abertura do mercado de açúcar.

Vimos também que há hoje seis grandes exportadores com produção altamente competitiva e capacitados, não obstante seus problemas pontuais e temporários, para aumentar sua parcela no abastecimento mundial de açúcar e que podem vir a tornar-se também grandes exportadores de álcool. A China e a Índia possuem um bom potencial de crescimento, mas este potencial deverá ser canalizado para seus mercados internos em alta expansão.

Por fim, esperamos ter mostrado que o grande motor do mercado internacional de álcool será a pressão ambiental em favor da redução no aquecimento global, aliada à pressão dos setores rurais de várias regiões do globo por um mercado alternativo a suas produções agrícolas. O pânico pelo esgotamento das reservas petrolíferas já se mostrou infundado no passado e deverá se arrefecer á medida que os altos preços atuais induzam não somente a redução no consumo, mas principalmente novos investimentos que removam os atuais estrangulamentos da oferta.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet