Tesis doctorales de Economía


EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE AÇÚCAR E ÁLCOOL

Eduardo Fernandes Pestana Moreira




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse la tesis completa en PDF comprimido ZIP (200 páginas, 802 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

Agradecimentos

Gostaria de agradecer a todas as pessoas com quem convivi durante estes anos em que me dediquei ao programa de doutorado, meus professores, amigos da PUC e de outros círculos que, de direta ou indireta, ajudaram-me a crescer intelectualmente e chegar ao término deste trabalho. Estendo a alguns deles meu reconhecimento e um agradecimento particular.

Ao meu orientador, Prof. Dr. Paulo-Edgar de Almeida Resende, pelo estímulo e por ter acreditado em meu trabalho mesmo nos momentos em que meu envolvimento com outras atividades na PUC parecia pôr tudo a perder.

Ao Prof. Dr. Walter Belik, com quem eu tive o prazer de trabalhar, que me incentivou a retomar o trabalho do doutorado e que me aportou sugestões e caminhos durante o exame de qualificação.

Ao Prof. Dr. Lúcio Flávio de Almeida, pelas considerações e sugestões durante minha seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e no exame de qualificação.

Ao Prof. Dr. Isak Kruglianskas e a Ilan Kruglianskas, pelo convite em participar das discussões sobre os impactos da cultura de cana nas matas nativas brasileiras, o que “desviou” os caminhos do último capítulo desta tese, a meu ver para melhor, e pelo constante incentivo à sua conclusão.

Ao Prof. Dr. Antônio Luis Aulicino, por me apresentar à metodologia do LIPSOR e por seus comentários sobre o trabalho final.

Ao Prof. Dr. Ricardo Gaspar, meu colega da FEA-PUC, pelos seus comentários e contribuições para o primeiro capítulo.

À Maria de Lourdes Bottallo, pela revisão cuidadosa do texto final desta tese.

Aos funcionários da FEA, que sempre mostraram disposição em me ajudar naqueles pequenos problemas que sempre aparecem na fase final de um trabalho como este.

À Comissão de Pesquisa do Conselho de Ensino e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pelas horas-pesquisa que me foram concedidas e que foram importantes para a conclusão do trabalho.

À Marina, pela alegria com que preencheu os intervalos do trabalho, embora neste final ela também tenha sentido o pai “fora de sintonia”. Ao Ian e ao Tomás pela convivência, pelas sugestões e pela ajuda sempre que a rede apresentava algum problema.

À Lea que resistiu bravamente ao marido “autista” durante estes últimos meses e que é a mulher que eu amo.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios