Tesis doctorales de Economía


EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE AÇÚCAR E ÁLCOOL

Eduardo Fernandes Pestana Moreira




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse la tesis completa en PDF comprimido ZIP (200 páginas, 802 kb) pulsando aquí

 

 

 

 

1.3 Conclusões

Com base no exposto neste capítulo inicial, montamos as hipóteses gerais sobre a evolução do sistema econômico mundial e do Brasil que serão a base para a construção dos cenários possíveis para o setor sucroalcooleiro brasileiro desenvolvida no último capítulo.

Em primeiro lugar, a economia americana deverá manter um crescimento acima dos dois outros pólos desenvolvidos (União Européia e Japão), muito embora sua hegemonia deva sofrer cada vez mais contestação tanto da Ásia, principalmente pelo fortalecimento da China, quanto de uma possível Europa estendida até a Rússia. Utilizaremos como uma das bases para a construção dos cenários as projeções sobre crescimento da economia mundial da OECD, as quais podem ser vistas no Quadro 1.1.

Em segundo lugar, dentro de um quadro de indefinição de hegemonia os movimentos defensivos devem prevalecer nos acordos comerciais multilaterais, em especial no caso da União Européia em seu crescimento para o leste. As alianças entre nações e regiões do mundo em desenvolvimento tendem a ser mais movimentos táticos do que uma perspectiva estratégica de longo prazo.

Em terceiro lugar, as perspectivas de avanço na ALCA dentro de seu desenho inicial são muito remotas. Os Estados Unidos devem continuar priorizando sua atenção para a Ásia e para o Oriente Médio, procurando manter apenas acordos pontuais na região da América Latina (com exceção do México). Exploraremos também um cenário menos provável, de maior atenção para o continente e aberto a maiores concessões por parte dos Estados Unidos no caso de a contestação de sua hegemonia econômica se aprofundar e esta ser uma alternativa que reste dentro de um espaço reduzido de influência.

Por fim, trabalharemos com a hipótese de que o Mercosul deverá evoluir, tanto qualitativamente no relacionamento entre os dois maiores sócios quanto quantitativamente pela adesão de novos membros da América do Sul.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios