Tesis doctorales de Economía


EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE AÇÚCAR E ÁLCOOL

Eduardo Fernandes Pestana Moreira




Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

Puede bajarse la tesis completa en PDF comprimido ZIP (200 páginas, 802 kb) pulsando aquí

 

 

 

4.4.3 Cenário 3: Bloco Hemisférico

Este cenário, com menor probabilidade de ocorrência, pressupõe um redirecionamento da dinâmica de expansão do setor no Brasil. Se, de um lado, os mercados europeus e asiáticos passariam a restringir (mas não eliminar) a produção brasileira, ocupada por produtores intrablocos (principalmente asiáticos), de outro, as transações dentro do mercado americano seriam intensificadas (com ou sem ALCA), compensando as exportações de açúcar (principalmente) e de álcool (secundariamente) perdidas. O Quadro 4.3 já havia mostrado uma situação idêntica em volumes no comércio internacional do açúcar brasileiro que é pressuposto deste cenário. A redução no protecionismo agrícola e nos subsídios, hipótese 1 da 3ª variável, deve ser entendida como acesso ao mercado americano e não às demais regiões do globo.

Todas as projeções sobre consumo de combustíveis são as mesmas do Cenário 1, uma vez que a taxa de crescimento da economia mundial e as políticas de utilização de combustíveis alternativos são equivalentes. O que vai diferençar as projeções do Cenário 3 são a redução dos volumes a serem exportados para o Japão (de 50% para 20% do consumo projetado) e o aumento para o mercado americano (de 10% para 40% do consumo em 10 anos). Esta mudança causa um grande impacto nas exportações brasileiras, como podemos ver no Quadro 4.10, e faz desse cenário o de maior impacto na dimensão do setor internamente.

As projeções deste cenário revelam o motivo pelo qual as atenções e as pressões das entidades representativas dos produtores brasileiros, seja na Rodada Doha da OMC, seja em negociações bilaterais, voltam freqüentemente à discussão do acesso ao mercado americano (fim da sobretaxa), pois este é o mercado mais promissor para o álcool no horizonte analisado. Por outro lado, este seria o cenário com maior presença dos investimentos estrangeiros diretos (fundamentalmente americanos), uma vez que não imaginamos um fluxo de bens sem um fluxo de capitais na mesma magnitude, o que redundaria em uma desnacionalização do setor em um nível maior que nos demais cenários.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios