ESTRATÉGIAS DE POLÍTICA CAMBIAL: AMÉRICA LATINA E ÁSIA
Tesis doctorales de Economía

POLÍTICA CAMBIAL E MACROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO

Paulo Gala

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

 bajarse los archivos en pdf comprimidos ZIP. (167 pags., 1359 Kb)

 

5. ESTRATÉGIAS DE POLÍTICA CAMBIAL: AMÉRICA LATINA E ÁSIA

Um tema recorrente na literatura empírica que trata da relação entre nível do câmbio real e crescimento per capita é a relativa depreciação das moedas asiáticas quando comparadas às moedas latino-americanas e africanas no período 1970-1999. Em diversos estudos da área o câmbio real de países asiáticos aparece em posições mais desvalorizadas, no que parece constituir um padrão de comportamento regional. Para os casos africano e latino americano, o padrão parece ser o oposto e ciclos de sobrevalorização são constantes. De acordo com estes trabalhos, um dos temas centrais para o entendimento do sucesso dos asiáticos em comparação aos latino-americanos e africanos no período recente estaria, além dos já conhecidos fatores presentes na literatura de crescimento e desenvolvimento, na condução de suas políticas cambiais e na evolução das posições de seus câmbios reais: relativa depreciação na Ásia e relativa apreciação na América Latina e África.

Seguindo a discussão, este capítulo analisa a evolução dos câmbios reais em países da Ásia e América Latina no período 1970-1999. Discute aspectos do manejo cambial de alguns dos principais países destas duas regiões. Compara, ademais, a evolução das taxas de câmbio real em relação ao dólar americano de uma amostra de 20 países asiáticos e latino americanos a partir dos dados de Easterly (2001) e de um índice de correção cambial com ajuste de produtividade. O capítulo se divide em 4 partes. Inicialmente se concentra nos países asiáticos com destaque para a estratégia de “export-led growth” seguida por Taiwan, Coréia do Sul, Hong Kong e Cingapura desde o final dos 60, Malásia, Indonésia e Tailândia a partir dos 80 e, recentemente, China. Na seqüência, discute ciclos de apreciação na América Latina nos últimos 30 anos, destacando os conhecidos casos de populismo econômico e a política cambial dos três principais planos de estabilização da região nos anos 90: México, Argentina e Brasil. A quarta seção apresenta tendências de comportamento do câmbio real para essas regiões e a última traz algumas considerações sobre padrões de política cambial.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet