Objetivos , metodologia e organização do trabalho
Tesis doctorales de Economía

POLÍTICA CAMBIAL E MACROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO

Paulo Gala

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

 bajarse los archivos en pdf comprimidos ZIP. (167 pags., 1359 Kb)

 

Objetivos, metodologia e organização do trabalho

As principais perguntas a serem respondidas por esta pesquisa relacionam-se à questão da não neutralidade da taxa de câmbio no processo de desenvolvimento econômico de longo prazo. O nível da taxa de câmbio real tem influência sobre possíveis trajetórias de crescimento? Um câmbio real relativamente apreciado ou depreciado pode desencadear dinâmicas benéficas ou maléficas de desenvolvimento? Os processos de acumulação de capital e inovação tecnológica podem ser influenciados pela posição do câmbio real? O objetivo principal do trabalho será analisar a hipótese de que haveria uma relação negativa entre nível do câmbio real e taxas de crescimento per capita. Câmbios reais relativamente desvalorizados seriam benéficos para processos de desenvolvimento enquanto que níveis excessivos de apreciação cambial seriam maléficos.

Do ponto de vista analítico, discutiremos alguns dos fundamentos teóricos que sustentariam a proposta de um câmbio relativamente desvalorizado como dinamizador do processo de crescimento econômico. Analisaremos também os possíveis problemas trazidos pela sobrevalorização cambial. Do ponto de vista empírico, estudaremos alguns casos de sucesso da estratégia de desenvolvimento com câmbio subvalorizado como Indonésia e Chile, por exemplo. Faremos também uma comparação entre políticas cambiais adotadas na América Latina e Ásia, além de uma análise de painel para estudar os impactos da evolução do nível do câmbio real no crescimento de países em desenvolvimento nas últimas três décadas. A literatura de crescimento afirma já com razoável consenso que o sucesso de alguns dos países aqui destacados se deveu a um conjunto de políticas acertadas, não sendo possível reduzir seu desempenho a um único fator. Nossa preocupação central no trabalho será a análise da condução da política cambial em relação ao nível da taxa de câmbio real e

o papel que esta pode ter desempenhado em processos de desenvolvimento econômico. O trabalho se divide em 5 capítulos além desta introdução e da conclusão. O próximo capítulo apresenta alguns fatos estilizados da literatura econômica acerca das tradicionais causas de ciclos de sobrevalorização cambial. Destacam-se os episódios de populismo econômico e planos de estabilização implementados na América Latina nos últimos 30 anos que acabaram por resultar em inúmeras crises de balanço de pagamentos. Apresenta, ademais, um estudo de caso para evolução da política cambial no Chile considerada emblemática quanto às preocupações deste estudo. O terceiro capítulo trata dos já conhecidos casos de “Dutch Disease” que afetam negativamente o setor de manufaturas e o desempenho exportador, sendo encontrados especialmente em países ricos em recursos naturais. Discute ainda a evolução da política cambial na Indonésia, um dos principais exemplos de superação desse problema. O quarto capítulo apresenta possíveis canais pelos quais a administração cambial e o nível do câmbio real podem afetar a acumulação de capital. Destaca o problema, largamente ignorado pela literatura de crescimento econômico, da substituição de poupança interna pela externa presente nas estratégias de crescimento com poupança externa. O quinto capítulo compara o manejo da política cambial e a evolução dos níveis do câmbio real no Leste da Ásia e América Latina, sugerindo possíveis padrões regionais. As trajetórias de política cambial nessas duas macro-regiões apresentam características bastante distintas com tendências a sobrevalorização na América Latina e subvalorizações na Ásia. O sexto capítulo faz uma análise de painel sobre a relação entre nível do câmbio real e crescimento per capita para países em desenvolvimento. Apresenta uma resenha dos principais trabalhos da área, discute a metodologia de medição do câmbio usada por estes estudos e propõe uma nova forma de medida. Os resultados nessa área parecem bastante consolidados e a literatura apresentada co ntém conclusões praticamente consensuais: câmbios relativamente desvalorizados estão associados a maiores taxas de crescimento per capita.

Na última parte do texto encontram-se as principais conclusões da pesquisa, a lista de referências bibliográficas e um apêndice com os gráficos e tabelas utilizados. Os resultados do estudo apresentados na conclusão tendem a confirmar nossa hipótese principal: câmbios reais relativamente desvalorizados contribuem para o processo de desenvolvimento econômico. Por questões de escopo e espaço, o trabalho não tratará de dois temas pertinentes à discussão aqui apresentada: a escolha de regimes cambiais presente na literatura de “optimal regime choice” e o debate sobre possíveis efeitos contracionistas ou expansionistas de desvalorizações cambiais tratado na literatura de “contractionary


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios
 
Todo en eumed.net:

Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

4 al 21 de
noviembre
XI Congreso EUMEDNET sobre
Migraciones, Causas y Consecuencias




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

10 al 29 de
octubre
II Congreso EUMEDNET sobre
Arte y Sociedad

17 al 28 de
noviembre
II Congreso EUMEDNET sobre
El Derecho Civil en Latinoamérica y Filipinas: Concordancias y Peculiaridades

24 de noviembre al 12 de
diciembre
II Congreso EUMEDNET sobre
Transformación e innovación en las organizaciones

3 al 20 de
diciembre
XI Congreso EUMEDNET sobre
Desarrollo Local en un Mundo Global

9 al 26 de
enero
X Congreso EUMEDNET sobre
Las Micro, Pequeñas y Medianas Empresas del S. XXI

5 al 20 de
febrero
XI Congreso EUMEDNET sobre
Educación, Cultura y Desarrollo

 

 

 

 

Encuentros de economia internacionales a traves de internet


Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet con el apoyo de Servicios Académicos Internacionales S.C.

Volver a la página principal de eumednet