Nível do câmbio real, inovações tecnológicas e externalidades positivas
Tesis doctorales de Economía

POLÍTICA CAMBIAL E MACROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO

Paulo Gala

 

Esta página muestra parte del texto pero sin formato.

 bajarse los archivos en pdf comprimidos ZIP. (167 pags., 1359 Kb)

 

Nível do câmbio real, inovações tecnológicas e externalidades positivas

Ainda sobre a questão de externalidades positivas e “spill-overs” tecnológicos, Popov e Polterovich (2002) desenvolvem um modelo seguindo os padrões da literatura de crescimento endógeno que procura formalizar o argumento. Partem de uma pequena economia aberta em desenvolvimento. Na modelagem principal, fluxos de capital não são permitidos. O modelo trabalha com a distinção entre comercializáveis e não comercializáveis e três setores: bens de consumo, bens de investimento e um setor de exportação. Os autores demonstram que, sob determinadas condições, a trajetória ótima em termos de crescimento e bem estar será a acumulação de reservas e a administração de um superávit em contas correntes permanente.

O cerne do argumento está em supor que o setor de exportações é dominante no processo de acumulação de conhecimento. Assim, em linha com os modelos de crescimento endógeno do tipo AK, a relativa desvalorização do câmbio real decorrente da acumulação de reservas estimula o setor de exportações que produz externalidades positivas, acelerando os ganhos de produtividade e crescimento econômico (Popov e Polterovich, pg.27). Segundo os autores, numa estratégia de crescimento com câmbio subvalorizado, a economia deverá operar com superávits em contas correntes em “steady state” no que chamam de um regime desbalanceado. É importante registrar que a acumulação de reservas significará um maior estímulo ao setor de exportações apenas na ausência de fluxos de capital decorrentes de endividamento externo. Os autores têm em mente uma situação em que os ganhos de comércio exterior traduzidos em superávits em conta corrente são mantidos através da compra permanente de reservas. Numa situação de elevados déficits em contas correntes financiados pela entrada de capitais externos, a aquisição de reservas não terá o mesmo efeito sobre o setor exportador já que o câmbio real estará numa posição muito mais apreciada do que no caso de superávits recorrentes.

A acumulação de reservas provoca subvalorização cambial, crescimento liderado pelas exportações e aumentos de taxas de lucro e investimentos. A competição no mercado mundial ajuda a evitar a criação de investimentos improdutivos típicos do processo de industrialização substitutiva de importações. Nos termos de Popov e Polterovich (2002), “the resulting greater involvement into the international trade ensures that new investment would not be used to create industrial dinosaurs enterprises of the sort of “white elephants” or “Egyptian pyramids” that were often created under the import substitution policy. On the contrary, capita l productivity and TFP increase due to externalities associated with greater participation in the international trade” (Popov e Polterovich 2002, pg.44). Em análises empíricas, os autores encontram correlações positivas entre acumulação de reservas e subvalorização do câmbio medida como desvios de PPP. Câmbios reais mais desvalorizados estariam também associados a maiores taxas de investimento agregado. Em termos mais gerais, câmbios competitivos correlacionar-se-iam com altas taxas de crescimento per capita como discutiremos em detalhe no último capítulo.


Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga Mensajes cristianos

Venta, Reparación y Liberación de Teléfonos Móviles
Enciclopedia Virtual
Biblioteca Virtual
Servicios