TURyDES
Vol 6, Nº 15 (diciembre/dezembro 2013)

JOGOS DE EMPRESAS E A FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO

Adriano Sérgio da Cunha (CV), Thiago Coelho Soares (CV) y Maurício Lima (CV)

Resumo: Este artigo tem por objetivo verificar a percepção dos discentes dos cursos de Administração e Turismo de uma Universidade acerca da disciplina de jogos de empresa. Quanto à estratégia de pesquisa se utilizou o estudo de caso. Quanto aos meios de investigação, este trabalho foi dividido em duas etapas, uma inicial que foi a pesquisa bibliográfica, e outra final que foi a aplicação de questionários. A população a ser estudada correspondia a 29 (vinte e nove) alunos. Este valor corresponde a 100% (cem por cento) do total de alunos da disciplina. Quanto aos resultados da pesquisa pode-se observar que os jogos de empresas é um método que possibilita a simulação de uma empresa. Entre as mais valiosas lições dentro do jogo, está o aprendizado do teamwork (trabalho em grupo) efetivo entre os sócios de sua empresa. Além de uma tendência de utilização dos jogos pela razão de atender à solicitação do MEC, o avanço tecnológico também influi nesse crescimento, em virtude do desenvolvimento de softwares mais práticos, interativos, envolvendo mais variáveis e a disponibilidade de hardwares mais difundida, com capacidades de processamento maiores e acesso à internet mais amplo.
Palavras-chave: jogos de empresa, ensino, gestão de turismo.


GAMES OF COMPANIES AND THE FORMATION OF TOURISM SPECIALIST
Abstract: This paper aims to verify students' perceptions of the course of tourism management  about the discipline of business games. The approach to the problem, this study was quantitative character. The research on the purposes can be considered descriptive. On the strategy of research has used the case study. The means of research, this study was divided into two stages, an initial literature search was, and another was the final questionnaires. The population studied corresponded to 29 (twenty nine) students enrolled. This corresponds to 100% (hundred percent) of all students. The survey results can be observed that the games business is a method that enables the simulation of a company. Among the most valuable lessons in the game, teamwork is learning (group work) effective among the members of your company. Apart from a tendency to use the games for the reason to meet the request of the MEC, technological advances also influences this growth because of software development more practical, interactive, involving more variables and more widespread availability of hardware, with processing capabilities larger and broader Internet access.
Keywords: games company, teaching, tourism management.



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