Cuadernos de Educación y Desarrollo

Vol 1, Nº 3 (mayo 2009)

 

RESENHA AL TEXTO: JOHANN, JORGE RENATO. EDUCAÇÃO E ÉTICA: EM BUSCA DE UMA APROXIMAÇÃO. PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2009.
 

 

César Augusto Soares da Costa (CV) *
csc193@hotmail.com

 

 

Que relação podemos estabelecer na sociedade atual entre o pensamento ético e o pensamento educacional? Numa sociedade que valoriza o primado a técnica em detrimento à ética, certamente o magnnífico texto do Professor Renato Johann merece pertinência. Sua análise, que trata da busca de uma aproximação entre educação e ética, constitui-se no trabalho de conclusão do curso de doutorado em Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Assim, é comum que essas pesquisas, dado ao nível de sua exigência com vistas ao fim a que se destinam, se transformem em obras acadêmicas densas e, muitas vezes, inacessíveis ao grande público. A obra que aqui se apresenta, desafiando o academicismo, reflete a temática de forma simples, compreensível e de fácil leitura, sem perda do aprofundamento que as questões éticas exigem.

Entre os principais postulados da obra, é a reflexão sobre educação e ética é contribuir para que, cada vez mais, suscitem-se amplos debates e que redundem em um compromisso ético cada vez maior por parte dos profissionais da educação. Logo, a razão deste esforço se insere no contexto da realidade atual, mergulhada em conflitos de toda ordem e sem pontos de referência que a orientem no caminho de uma melhor condição de existência para os seres humanos. Emerge uma humanidade que navega à deriva de um mundo marcado por profundos paradoxos: de um lado se apresentam aspectos que apontam para um desenvolvimento exuberante e de outro se convive com uma barbárie primitiva.

Assim, nos questionamos para o papel da Escola neste debate? Para o autor, a escola deve se constituir num espaço de reflexão da sociedade em que ela está inserida. Será, portanto, através da educação que se poderão gestar caminhos de construção de uma realidade mais humana para todos. Para que isso aconteça é preciso que os profissionais que nela atuam busquem valores que fundamentem um novo homem e uma nova sociedade e assumam a tarefa histórica de implementá-los. A construção desta realidade só poderá ser viabilizada pela aproximação entre educação e ética.

Assim, Johann ao procura aproximar educação e ética num desafio que resulta do contexto da realidade atual. Suas premissas abarcam os paradoxos que se apresentam refletem num mundo de infinitas possibilidades ao lado de um processo assustador de autodestruição. Para ele, é a escola que revela essa ambigüidade como um espaço e um instrumento de reflexão e de reprodução. É preciso, então, que a educação se constitua em uma ação ética para que se construa um novo homem e uma nova sociedade. Educando as futuras gerações para que assumam o compromisso ético da construção de uma realidade mais justa e equitativa é que se funda a esperança de um mundo melhor para todos.

Entendemos que, segundo o autor, Educação e Ética analisa e fundamenta a possibilidade de se reduzir as contradições em que se movimentam os seres humanos em todo o mundo. A Educação não será o único caminho de solução dos problemas atuais, mas o espaço educativo se constitui em um espaço de excelência para que a semente de uma nova realidade seja plantada e possa germinar. Impõe-se, assim, aos profissionais da educação a tarefa histórica de se aperceberem da ambigüidade de suas práticas e assumirem o seu papel transformador.

Desta forma, Johann postula que somente um compromisso ético verdadeiramente assumido fará com que a escola cumpra o seu papel na construção da esperança de um mundo melhor para toda a humanidade. Ou seja, auxiliar na contribuição de um amplo debate sobre o que e em que consistem os valores que poderão produzir esta nova realidade é um dos objetivos principais do texto que ora se apresenta.

 

* Sociólogo e Pesquisador. Mestre em Teologia/PUCRS, Bacharel em Ciências Sociais/UFPEL e em Teologia/UCPEL. Professor convidado no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina/CESUSC na cidade de Pelotas nos cursos de Pós-Graduação em Educação.

 


 

Nota Importante a Leer:

Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.

Si necesita algún tipo de información referente al artículo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del artículo al principio del mismo.

Un comentario no es más que un simple medio para comunicar su opinión a futuros lectores.

El autor del artículo no está obligado a responder o leer comentarios referentes al artículo.

Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este artículo.

Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.

Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, pulse aquí.

Comentarios sobre este artículo:

No hay ningún comentario para este artículo.

Si lo desea, puede completar este formulario y dejarnos su opinion sobre el artículo. No olvide introducir un email valido para activar su comentario.
(*) Ingresar el texto mostrado en la imagen



(*) Datos obligatorios

 
Cuadernos de Educación y Desarrollo es una revista académica de formato electrónico y de aparición trimestral, editada y mantenida por el Grupo de Investigación eumednet de la Universidad de Málaga.

Los autores interesados deben enviar sus textos en formato DOC a: lisette@eumed.net junto a un resumen actualizado de su CV.

Director
Gerardo J. Gómez Velázquez (CV)

Editor Ejecutivo:
Juan Carlos M. Coll (CV)
ISSN: 1989-4155
EUMEDNET

Logo CED
CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO
revista académica semestral

Inicio |  
Objetivos |  
Consejo Editorial |  
Cómo publicar |  
Criterios de calidad |  
Números Anteriores |  
Anuncios |  
Otras Revistas de EUMEDNET
Universidad de Málaga > Eumed.net