Cuadernos de Educación y Desarrollo

Vol 1, Nº 3 (mayo 2009)

 

RESENHA AL TEXTO: MOROSINI, MARÍLIA COSTA; AUDY, JORGE NICOLAS. (ORGS). INOVAÇÃO E QUALIDADE NA UNIVERSIDADE
PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2008. 520P.

 

 

César Augusto Soares da Costa (CV) *
csc193@hotmail.com

 

Que conceitos devemos pensar quando nos referimos à uma Educação Superior de qualidade? Pois, sim, tratada a seguinte premissa como um corriqueiro chavão, típico dos movimentos estudantis que marcaram profundamente a idéia de uma Universidade que leve em conta, este fim, diversos professores e pesquisadores destacados do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido tomaram a ousadia que refletir tal postulado. Do fecundo debate, finalmente vem à tona uma significativa obra sobre o tema: Inovação e Qualidade na Universidade, organizada de modo brilhante pelos professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Marília Morosini e Jorge Audy, merece destaque. Assim, Inovação e Qualidade na Universidade constitui uma temática relevante e premente na atual sociedade científica. Tais postulados questionam e geram projetos em busca de uma excelência, vital para o desenvolvimento do saber. Ambos os conceitos são pluridimensionais, complexos e herméticos nas suas tentativas de definições, porém, exigem esforços conjuntos para uma reflexão. Logo, incidem processos de organização, ação e avaliação, possuindo dinâmicas que devem adaptar-se a situações sociais, culturais e econômicas.

Diante tais fatores, a UNESCO e o Ministério da Educação (MEC) aludem ao valor da qualidade do Ensino Superior e orientam as instituições para sua consecução. Consequentemente torna-se indispensável recordar dos apelos e das recomendações expressas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) para a Educação Superior no Século XXI: Ação e Visão (1998) e no Plano Internacional de Implementação da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Os atributos inovação e qualidade devem abarcar todos os sujeitos, projetos e práticas da Educação Superior: qualificação do corpo docente, infra-estrutura adequada, planejamento, ensino (não proposto como catequização de informações, mas como um conhecimento interdisciplinar, ligado ao outros saberes), proposta curricular adequada às questões atuais, pesquisa séria e comprometida com a Academia (lamenta-se as Universidades e suas respectivas direções e professores que não a consideram primordial) e avaliação contínua de suas atividades.

A educação para o desenvolvimento sustentável permite, permear todo o processo educativo colaborando na tomada de decisões que levem em conta a ecologia, a justiça e a economia de todos os povos, como também de nossas gerações futuras. Posto isto, podemos afirmar que a qualidade na Educação Superior pode ser vista pelos principais aspectos, todos inerentes ao papel do sujeito: reconhecimento e prática dos quatro processos institucionais, como gestão, ensino, pesquisa e extensão; fornecimento de meios para uma sólida formação acadêmica e humanística, interligada ao conhecimento que leve à prática da responsabilidade social e cidadã; esclarecimento sobre o compromisso da pessoa com o meio-ambiente e com o progresso humano e social; garantia e respeito ás identidades culturais; desenvolvimento de competências, como interação de tecnologias e trânsito de linguagens diversas; por fim, propiciar o pleno desenvolvimento de habilidades intelectuais necessárias para o contínuo apreender da vida.

Em geral, a obra Inovação e a Qualidade na Universidade traz à lume e a reflexão do nosso papel enquanto educadores e gestores, colocando desafios e compromissos para uma sociedade que passa por uma velocidade alarmante nas transformações técnicas, humanas, culturais e econômicas, e que, não deve prescindir também de uma inovação na maneira de repensarmos o conhecimento que estamos produzindo. Por fim, a obra merece cumprimentos pela forma e maneira em tratar de uma temática já discutida nos nossos meios profissionais, mas que ainda, não havia uma sistematização de seus ideários. Assim, a obra certamente não só cumprirá seu papel dinamizador (seja na direção das instituições), mas por possuir em seu horizonte, o debate de projeto sério onde todos somos co-responsáveis pelas transformações que almejamos!

 

* Sociólogo e Pesquisador. Mestre em Teologia/PUCRS, Bacharel em Ciências Sociais/UFPEL e em Teologia/UCPEL. Professor convidado no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina/CESUSC na cidade de Pelotas nos cursos de Pós-Graduação em Educação.

 


 

Nota Importante a Leer:

Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.

Si necesita algún tipo de información referente al artículo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del artículo al principio del mismo.

Un comentario no es más que un simple medio para comunicar su opinión a futuros lectores.

El autor del artículo no está obligado a responder o leer comentarios referentes al artículo.

Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este artículo.

Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.

Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, pulse aquí.

Comentarios sobre este artículo:

No hay ningún comentario para este artículo.

Si lo desea, puede completar este formulario y dejarnos su opinion sobre el artículo. No olvide introducir un email valido para activar su comentario.
(*) Ingresar el texto mostrado en la imagen



(*) Datos obligatorios

 
Cuadernos de Educación y Desarrollo es una revista académica de formato electrónico y de aparición trimestral, editada y mantenida por el Grupo de Investigación eumednet de la Universidad de Málaga.

Los autores interesados deben enviar sus textos en formato DOC a: lisette@eumed.net junto a un resumen actualizado de su CV.

Director
Gerardo J. Gómez Velázquez (CV)

Editor Ejecutivo:
Juan Carlos M. Coll (CV)
ISSN: 1989-4155
EUMEDNET

Logo CED
CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO
revista académica semestral

Inicio |  
Objetivos |  
Consejo Editorial |  
Cómo publicar |  
Criterios de calidad |  
Números Anteriores |  
Anuncios |  
Otras Revistas de EUMEDNET
Universidad de Málaga > Eumed.net