Contribuciones a las Ciencias Sociales
Mayo 2009

 

RESENHA AL TEXTO: VATTIMO, GIANNI. APRÈS LA CHRÉTIENTÉ. POUR UN CHRISTIANISME NON RELIGIEUX. Paris: Calmann-Lévy, 2004
 

 

César Augusto Soares da Costa (CV) *
csc193@hotmail.com



Qual seria o futuro da religião no cenário contemporâneo? Pois ao lado do quadro já conhecido pela crítica moderna à favor da secularização, parece-nos oportuno, assinalar na atualidade a relevância de um discurso sobre a religião. Sabemos que no final dos anos 70, viu surgir um debate sobre o significado de um possível retorno do sagrado nas sociedades pré-industriais. Nesta resenha, tendo como referência a obra de Gianni Vattimo, denominada Après la chrétienté. Pour un christianisme non religieux (Depois da cristandade. Por um cristianismo não religioso, ainda sem tradução para o português), consideramos necessário refletir sistematicamente a situação da religião, a partir da análise de sua obra e examinando quais seriam as conclusões que podem ser tiradas. Sendo também relevante, pensarmos as transformações da religião no cenário pós-moderno, aludindo para a perspectiva de uma sociedade pós-secularizada como propõe Vattimo.
 



Para citar este artículo puede utilizar el siguiente formato:
Completa, E.R.: Resenha al texto: VATTIMO, Gianni. Après la chrétienté. Pour un christianisme non religieux, en Contribuciones a las Ciencias Sociales, mayo 2009, www.eumed.net/rev/cccss/04/casc2.htm


Assim, o subtítulo de Après la chrétienté (Por um cristianismo não religioso), desmistifica de aderirmos facilmente a concepção de um tal retorno da religião. Vattimo quer representar a imagem de uma religiosidade pós-moderna onde a razão e a fé não terão mais o mesmo significado. Ter fé em Deus não resultará mais em colocar a existência de um fundamento último nem de uma estrutura metafísica do real, onde crer não será mais plausível, se pensarmos na crença segundo a qual a razão será capaz de dar um significado coerente às estruturas do ser. Conseqüência disso, para o autor, é a especialização das linguagens científicas, a fragmentação das esferas da existência e o pluralismo heterodoxo da sociedade moderna tardia que tornam impensáveis uma ordem de mundo. Surgem assim, a desorientação das sociedades ocidentais, na qual o Iluminismo que em sua proposta pretendia suprimir o sagrado, e no qual a Razão ilustrada expandia em milagres de expressões.

Para Vattimo, mesmo tendo de um lado os valores autênticos do cristianismo, e do outro, a secularização e uma filosofia pós-metafísica, é possível encontrar um caminho que passe ao largo entre estas duas perspectivas. Tal é o esforço do autor! Assim, ele utiliza um velho conceito o qual denomina de “pensamento fraco”, no qual é exercido no vazio deixado pelo esvaziamento da razão, capaz de dar total conta da realidade, dos valores absolutos, se tornando uma característica do homem pós-moderno. Homem que deve agora, olhar o mundo sem arrogância, porque o mundo é um misto de linguagens históricas diferentes das quais é necessário recolher o vestígio por esta atitude de acolhimento que Vattimo traduz por pietas. Em seu Après la chrétienté (Depois da cristandade), o filósofo dá um passo a frente, ao utilizar esse processo de despotencialização às categorias do cristianismo. Se o pensamento do Ser como acontecimento e como destino de enfraquecimento marca a derrocada da física, podemos afirmar que este enfraquecimento, aplicado a história religiosa do Ocidente, traz a secularização do sagrado na concepção do filósofo.

Pensamos que a raiz interpretativa assinalada pelo autor de que o “pensamento fraco” se torna mais visível ao que as categorias fortes da razão excluíam ou uniam pela força, seria menos violento e mais respeitoso à diversidade de costumes e estilos de pensamento. Como um pensamento cristão fraco é um pensamento menos dogmático, é portanto, mais estético e livre à interpretações segundo sua perspectiva. Na visão de Vattimo, enfraquecer o cristianismo não é reduzi-lo ou mutilá-lo, é restituir sua autenticidade acolhendo sua mensagem autêntica da encarnação, pela qual Deus “desce do céu da transcendência onde a mentalidade primitiva o confinava”.

Objetivamente, poderíamos concluir que a intenção do autor, é restituir vida à mensagem cristã, esvaziado-a de toda religiosidade e esperando crer por uma fé laica. Em linhas gerais, assinalamos que trata-se de uma boa obra do autor sobre o horizonte religioso no cenário pós-moderno, como também um tema já amplamente abordado pelos mais brilhantes intelectuais da atualidade!

* Sociólogo e Pesquisador. Mestre em Teologia/PUCRS, Bacharel em Ciências Sociais/UFPEL e em Teologia/UCPEL. Professor convidado no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina/CESUSC na cidade de Pelotas nos cursos de Pós-Graduação em Educação.

Nota Importante a Leer:

Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.

Si necesita algún tipo de información referente al artículo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del artículo al principio del mismo.

Un comentario no es más que un simple medio para comunicar su opinión a futuros lectores.

El autor del artículo no está obligado a responder o leer comentarios referentes al artículo.

Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este artículo.

Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.

Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, pulse aquí.

Comentarios sobre este artículo:

No hay ningún comentario para este artículo.

Si lo desea, puede completar este formulario y dejarnos su opinion sobre el artículo. No olvide introducir un email valido para activar su comentario.
(*) Ingresar el texto mostrado en la imagen



(*) Datos obligatorios

 


Editor:
Juan Carlos M. Coll (CV)
ISSN: 1988-7833
EUMEDNET

Universidad de Málaga > Eumed.net > Revistas > CCCSS
Congresos Internacionales


¿Qué son?
 ¿Cómo funcionan?

 

15 al 29 de
julio
X Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo




Aún está a tiempo de inscribirse en el congreso como participante-espectador.


Próximos congresos

 

06 al 20 de
octubre
I Congreso EUMEDNET sobre
Políticas públicas ante la crisis de las commodities

10 al 25 de
noviembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Migración y Desarrollo

12 al 30 de
diciembre
I Congreso EUMEDNET sobre
Economía y Cambio Climático