BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMíA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


METODOLOGIA IBSE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: CASOS DE ESTUDO EM ESPAÇOS EXTERIORES À SALA DE AULA

Autores e infomación del libro

Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos


Resumo
Espaços de Educação não-formal, como jardins e museus, desempenham um papel essencial na Educação em Ciência, bem como a metodologia Inquiry-based Sience Education (IBSE) centrada no aluno e na construção do seu conhecimento.
Além da aprendizagem cognitiva, perceber como os alunos raciocinam e reagem quando submetidos a diferentes abordagens educativas é de suma importância.
Este estudo teve como objetivo compreender o impacto da metodologia IBSE nos alunos, durante o processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza e recorrendo a espaços exteriores à sala de aula.
Em parceria com uma Escola e um Professor de Ciências do 5 º ano de escolaridade (primeiro ano do segundo ciclo do ensino básico), os planos de aula de um programa educativo do Jardim Botânico foram integrados nas aulas de primeiro e segundo períodos, adotados e ajustados às condições e recursos escolares cumprindo os objetivos curriculares sobre biodiversidade e sustentabilidade.
Conduzindo as aulas numa escola e num contexto formal e implementando ambientes não-formais e informais, o foco foi perceber o conhecimento adquirido, as perceções, atitudes e sentimentos dos alunos (10 a 12 anos) sobre a nova experiência escolar.
O progresso de aprendizagem cognitiva dos alunos na disciplina de Ciências Naturais foi monitorado e validado por (pré e pós) questionários regulares e posteriormente analisados em entrevista semiestruturada ao professor, que considerou este projeto uma experiência muito positiva.
Setenta e dois pré e pós-questionários mostram que os alunos alcançaram um bom nível de conhecimento em todos os tópicos curriculares auscultados. Na maioria dos casos, os resultados mostram uma mudança de 0% de respostas corretas no questionário para 70-90% no pós-questionário. Os resultados também apontam para a possibilidade de inclusão de novos conceitos simples sobre diferenciação e evolução das plantas na unidade curricular de botânica.
O alto grau de satisfação pela nova experiência educativa evidenciado pelos alunos foi igualmente avaliado através de (pré e pós) questionários aos alunos e complementado com uma entrevista à professora. A docente verificou uma experiência positiva e um progresso, tanto para a própria quanto para os alunos, refletida no entusiasmo dos alunos durante toda a nova performance educativa, gerando aprendizagem e trabalho produzido e que vai persistir além deste projeto.
Após terminada a intervenção inovadora direta nas aulas, a motivação envolvia 92% dos alunos, com evidências de proatividade em 99% e novas aprendizagens sentidos por todos, e 89% dos alunos revelaram satisfação nas atividades vivenciadas e nos documentos produzidos.
A evidência cognitiva e a resposta positiva dos alunos e dos professores, confirmam que a educação em ciência baseada na metodologia IBSE recorrendo a espaços exteriores à sala de aula, proporciona satisfação profissional e uma preparação acadêmica e cívica mais ampla dos alunos.
Pelas boas práticas e pelos resultados obtidos, tanto a opinião da professora como a dos alunos, apontam para a continuação deste formato de aprendizagem em Ciências Naturais na Escola, privilegiando a metodologia de inquirição ao ar livre.
Estimulando o conhecimento e a consciencialização para a importância, diversidade e sustentabilidade dos organismos vivos, este modelo pode ser visto como uma alternativa criativa, completa e inovadora para o ensino e aprendizagem das Ciências Naturais.

Palavras-chave: aprendizagem ativa; ciências naturais; espaços exteriores à sala de aula; IBSE; inovação curricular; metodologias experimentais.

 


Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net