BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMíA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


A CRISE MUNDIAL E OS IMPACTOS NA ECONOMIA FLORESTAL DO ESTADO DO PARÁ-AMAZONIA-BRASIL

Autores e infomación del libro

Regio Pantoja Da Silva

Heriberto Wagner Amanjás Pena

heripena@yahoo.com.br


O presente trabalho analisou os impactos da crise financeira norte americana, juntamente com a crise do setor florestal, que se iniciou em 2004 e se agravou em meados de 2008/2009, e trouxe diversos prejuízos ao setor. Inicia com algumas considerações históricas sobre o comércio exterior brasileiro do paraense e também do setor florestal. Analisa e identifica as empresas do setor florestal e seus pólos produtivos. Também trata dos aspectos sócio-ambientais do setor, e a forte pressão da comunidade internacional, em função das alterações climáticas, ocasionando algumas catástrofes naturais. A partir de dados analisados do principal produto da pauta de exportação paraense, decking, pisos e flooring. Utilizou-se a metodologia do sistema Radar/Aliceweb, bem como sua base de dados para analisar os países estudados: Estados Unidos, China e União Européia. Em seguida foi feita uma abordagem a partir da teria sistêmica da Administração, e sua relação com o Ambiente externo, e também a alguns conceitos sobre a teoria do comércio internacional. Por fim a análise dos resultados a partir de um modelo de regressão linear com o objetivo de se analisar o impacto sobre o valor exportado do produto estudado.

 


Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net