Régis Alfeu Paiva
Esta página muestra parte del texto pero sin formato.
Puede bajarse el libro completo en PDF comprimido ZIP (248 páginas, 2.69 Mb) pulsando aquí
Em termos de análise dos dados, verificou-se não haver uma seqüência ou padrão no índice geral de emprego, com os valores mensais variando ano a ano, ainda que o valor seja positivo no acumulado ao longo do período analisado.
Os anos entre 2002 e 2004 apresentam os piores resultados, mostrando ter o Estado passado por uma crise na geração de empregos. O pior resultado foi verificado no ano de 2003. Na média mensal relativa a todos os setores, verifica-se uma tendência de crescimento mais forte a partir do mês de março, com o ápice em julho e decréscimo a partir deste mês, tendo os piores resultados sido registrados a partir de outubro, sendo o de dezembro aquele a registrar o maior número de demissões.
Os resultados apontam a possibilidade das contratações temporárias do Natal
estarem se dando informalmente. Tudo indica também haver uma correlação entre o nível de
emprego e a precipitação pluviométrica, pois esta é maior entre outubro e março, ocorrendo o
oposto com as contratações (Gráfico nº 20). Contudo, não foi possível conseguir os dados
relativos à média histórica das precipitações no período estudado, pois as mesmas não estão disponíveis para
a comunidade acadêmica, mesmo havendo uma estação de climatologia na UFAC coletando os dados.
Os meses de novembro e janeiro apresentam, na maioria dos anos estudados, resultados negativos. Fevereiro e outubro apresentam dados similares entre si. O
maior número de postos de trabalho fechados ocorreu no mês de dezembro de 2003, com
684 demissões, sendo este o que apresenta a maior média mensal de demissões e o
único a registrar retração em todos os meses do período estudado. A maior quantidade de
contratações ocorreu em julho de 2002 (602).
O saldo médio mensal (vide Anexo nº 02, Tabela nº 11) no período estudado é de apenas 69 contratações, sendo que anualmente o somatório é de 826. As médias são: Janeiro, -27; fevereiro, -10, Março, 40; Abril, 165; Maio, 156; Junho, 146; Julho, 303; Agosto, 271; Setembro, 171; Outubro, -18; Novembro, -32 e; Dezembro, -336.
Cabe ressaltar que estas médias são influenciadas pela ausência dos dados referentes aos meses de 2006 (dados cobrem somente até o mês de maio). O Gráfico nº 21 mostra a falta de padrão no período, sendo que os dados ruins relativos ao ano de 2006 ocorrem por falta dos dados referentes aos últimos sete meses.
A partir dos dados analisados, verifica-se a falta de estabilidade no emprego formal estadual. Isso reforça a tese de que o Estado pouco produz de poupança interna, sendo dependente do =capital bumerangue‘73. A falta da geração de riquezas não permite a formação de um mercado consumidor estável no Estado, levando a uma instabilidade generalizada no que tange a geração de postos de trabalho.
As poucas indústrias e a insipiência do setor agrário (exceto pecuária de corte) resultam em um mercado imperfeito e instável, no qual tudo gira em prol dos servidores públicos, quer sejam civis ou militares, federais, estaduais ou municipais, sendo estes os executores do retorno do =bumerangue‘.
Esta força centrada no poder público pode (ou deve) ter levado o Banco da Amazônia (e o FNO) a atuar de forma a atender mais os interesses comerciais que propriamente de desenvolvimento.
Atendeu ao mercado e as forças dele, sendo que este =vende o jantar para comer no almoço‘74.
![]() |
Contribuciones a las Ciencias Sociales |
![]() |
Contribuciones a la Economía |
![]() |
Cuadernos de Educación y Desarrollo |
![]() |
Revista Jurídica de Investigación e Innovación Educativa |
![]() |
Revista Académica de Investigación |
![]() |
Desarrollo Local Sostenible |
|
Entelequia |
|
Observatorio de la Economia - Patagonia |
![]() |
Observatorio de la Economía - Latinoamérica |
![]() |
Obs. Economia y Sociedad - China |
![]() |
Obs. Economia y Sociedad - Japón |
![]() |
Obs. del Desarrollo Local y la Economía Social |
![]() |
TEPYS - Economía, paz y seguridad |
![]() |
TECSISTECATL |
![]() |
Turismo y Desarrollo |
| Todo en eumed.net: |
5 al 22 de
Temas a debate: Próximos congresos
6 al 23 de 5 al 22 de 5 al 23 de 3 al 21 de 8 al 28 de 5 al 21 de 6 al 25 de

junio
IX Congreso EUMEDNET
sobre
Desarrollo Sostenible y Población
- Educación y Desarrollo sustentable
- Historia Ambiental
- Turismo Social Ambientalmente Sustentable
Aún está a tiempo de
inscribirse en el congreso como participante-espectador.

julio
VI Congreso EUMEDNET sobre
Turismo y Desarrollo
octubre
X Congreso EUMEDNET sobre
Globalización y Crisis Financiera
noviembre
IX Congreso EUMEDNET sobre
Migraciones, causas y consecuencias
diciembre
IX Congreso EUMEDNET sobre
Desarrollo Local en Mundo Global
enero
VIII Congreso EUMEDNET sobre
Las Micro, Pequeñas y Medianas Empresas del S. XXI
febrero
IX Congreso EUMEDNET sobre
Educación, Cultura y Desarrollo
marzo
IX Congreso EUMEDNET sobre
Pobreza, Desigualdad y Convergencia
