El cooperativismo una alternativa de desarrollo a la globalización neoliberal para América Latina

CARLOS GOMES

RELAÇÕES DE PRODUÇÃO

Denominam-se relações de produção o conjunto das relações que grupos ou classes estabelecem entre si no decorrer do processo produtivo e que se concretizam através da actividade económica. A intervenção do homem na produção não é isolada, antes, reveste um carácter social

As relações de produção transformam-se com a alteração e desenvolvimento das forças produtivas a que estão organicamente ligadas e, por sua vez, agem sobre o desenvolvimento dessas mesmas forças. Constituem-se de acordo com a forma assumida pelos diferentes modos de produção, assentam no tipo dominante da propriedade dos meios de produção, na cooperação entre os membros da sociedade e na divisão do trabalho entre eles. Ao produzir os bens necessários à vida, os homens criam determinadas relações espontâneas, independentes da sua vontade e consciência, que correspondem às etapas de desenvolvimento das forças produtivas.

Na sociedade comunitária, os homens obtêm em conjunto os meios de existência necessários, constituindo uma colectividade de trabalho fechada. À medida que se desenvolvem novos instrumentos de trabalho, surge a divisão do trabalho e, com ela, o intercâmbio entre os diversos ramos e unidades de produção.

Numa determinada fase do desenvolvimento das forças produtivas e da produção mercantil, os meios de produção e de distribuição ficam concentrados nas mãos de alguns membros da sociedade. A partir de então o processo de produção só se concretiza quando os proprietários desses meios e os produtores estabelecem entre si determinadas relações.

A mecanização e a automatização múltiplas, tendem a concentrar num todo complexos económicos que abarcam amplos espaços globais, provocando profundas alterações nas relações económicas.
Um dos objectivos do socialismo é transformar os meios de produção em propriedade colectiva, motivando nova alteração nas relações de produção.
 

Grupo EUMEDNET de la Universidad de Málaga
Enciclopedia Virtual
Grandes Economistas Diccionarios - DICES Presentaciones multimedia y vídeos Manual básico
Biblioteca
Biblioteca Virtual Biblioteca de Tesis Doctorales Textos de autores clásicos y grandes economistas
Revistas
Contribuciones a las Ciencias Sociales Contribuciones a las Ciencias Sociales
Contribuciones a la economia Contribuciones a la Economía
delos Desarrollo Local Sostenible
Entelequia Entelequia
observatorio japon Observatorio de la Economia - Patagonia
Economia latinoamericana Observatorio de la Economía - Latinoamérica
Observatorio de la economía canadiense Obs. Economia y Sociedad - Canadá
observatorio china Obs. Economia y Sociedad - China
observatorio japon Obs. Economia y Sociedad - Japón
OIDLES Obs. del Desarrollo Local y la Economía Social
Economia, paz y seguridad TEPYS - Economía, paz y seguridad
Ciencias sociales TECSISTECATL
Turismo y Desarrollo Turismo y Desarrollo

Servicios
Tienda virtual del grupo Eumednet Encuentros Académicos Internacionales - Inscripción - Solicitar Actas y certificados de participación NovedadesNovedades - Suscribirse al Boletín de Novedades
 
Universidad de Málaga > Eumed.net > Libros
Google

Congresos en Internet

Desarrollo Sostenible y Población
6 a 23 de junio de 2008
Turismo y Desarrollo
7 a 24 de julio de 2008
LA EMIGRACIÓN LATINOAMERICANA EN ESPAÑA (presencial)
14 a 16 de julio de 2008
Globalización financiera
7 a 24 de octubrede 2008
Migraciones, causas y consecuencias
6 a 24 de noviembre de 2008
Vea aquí mas informacion sobre estos Congresos Internacionales
Tienda eumed.net

eumednet Universidad de Málaga Fundacion Universitaria Andaluza Inca Garcilaso
Este sitio web está mantenido por el grupo de investigación eumednet (SEJ-309) de la Universidad de Málaga, con el apoyo de la Fundación Universitaria Andaluza Inca Garcilaso

Volver a la página principal de eumednet