CAMINHOS DO JEQUITINHONHA: ANÁLISE DO PROJETO DE COMBATE Á POBREZA RURAL

Marcela de Oliveira Pessôa

3.2 – O quadro

Como já fora dito, o Vale do Jequitinhonha se constitui como tendo um modo de vida rico e não-pasteurizado. Este é o traço central em torno do qual serão abordadas as realidades das comunidades rurais do Médio Jequitinhonha. Mas antes de tratar da sua caracterização, cabe evidenciar o sentido de comunidade aqui em relevo. De acordo com os sujeitos entrevistados, comunidade é o termo designado para representar pessoas que partilham dos meios de vida e que por isto vivem “em comum e em unidade” (Entrevistado F):
“Eu creio que uma comunidade é um grupo de pessoas que se reúne em torno de um objetivo, né. Pessoas que quer alcançar algo, que sozinha ela não consegue, então a comunidade senta, discute, forma as idéia naquilo que quer alcançar” (E.A)
“Comunidade é assim, né, um grupo de pessoas, um grupo pequeno vivendo em comunidade. Associações pequenas né […] gente que vive em comum, acho que é comunidade, né! […] pra mim que eu acho é assim!” (E.B)
“O que eu entendo de comunidade, é igual aqui pra nós, né, é um aglomerado de pessoas, um aglomerado pequeno de moradores aonde as pessoas trabalha tudo em prol de um bem comum. Comum pra todos. É isto o que eu penso de uma comunidade, embora muitas vez isso não acontece.” (E.C)
“Comunidade pra mim é um grupo de pessoas que forma uma comunidade, né! Eu penso assim... não sei. Eu sinto assim!” (E.D)
A definição destes sujeitos corrobora a definição conceitual clássica que, segundo Durston (2001, p.160), “abarca aspectos de atividade coordenada com certo propósito comum, autogoverno, superestrutura cultural e sentido de identidade”1 . Conforme o mesmo autor as comunidades rurais latinoamericanas merecem ser abordadas mediante as suas especificidades, de modo que não se deve analisá-las do mesmo modo que se faz com bairros pobres porque mesmo havendo elementos compartilhados, suas dinâmicas são únicas (Durston, 2001). É importante lembrar também que estas comunidades estão imbricadas num território que, como lembra Abramovay (2000), possui toda uma trama de relações com raízes históricas, que além dos aspectos naturais, é constituída por aspectos políticos e identidades. É diante desta ressalva que será realizada a caracterização a seguir, baseadas nas entrevistas realizadas e em anotações mediante observação não-participante.


1 Do original “abarca aspectos de actividad coordinada con cierto propósito común, autogobierno, superestructura cultural, y sentido de identidad”.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga