CAMINHOS DO JEQUITINHONHA: ANÁLISE DO PROJETO DE COMBATE Á POBREZA RURAL

Marcela de Oliveira Pessôa

4.3 – Procedimentos para reflexão

Kuan Tzu, sábio chinês do século VII a.C, disse que se desse um peixe a um homem, ele se alimentaria um dia, mas que se o ensinasse a pescar, comeria a vida inteira. Constantemente presente no âmbito das políticas sociais uma máxima parecida, se não lhe é produto, diz que mais importante que dar o peixe é ensinar a pescar. Como muitos levantam, o paradoxo é ainda mais complexo que o binômio aparente. Além do peixe, deve haver a vara e o lago para que as capacitações sejam úteis. E, mais que isto, ensinar a pescar não se trata apenas de dar a vara. A importância de se mencionar esta parábola surgiu de algumas conversas informais com os entrevistados, que levaram a reflexão sobre o que deve ser feito para que o PCPR tenha o êxito que se espera: combater a pobreza rural.
Segundo Durston (2001), o desafio dos desenhos de gestão de instituições formais estaria em trabalhar com os sistemas socioculturais para formar instituições produtivas eficientes e atores sociais capazes de gerar impactos positivos nos sistemas locais e regionais. Diante disto, esta seção relacionará dificuldades elencadas no campo à alguns procedimentos que, possivelmente, contribuiriam para fazer com que o projeto se torne um pouco mais complexo e, assim, seus resultados possam responder melhor às exigências que a realidade lhe impõe. Embora as possibilidades não sejam exauridas aqui, as propostas a seguir buscam contribuir na superação do ciclo vicioso visto na retroalimentação entre má infraestrutura e falta de recursos das comunidades abrangidas; para que por meio destes aportes elas tenham mais subsídios para deixar de depender do IDENE e responder autonomamente à pressão heterônoma a que são condicionadas.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados

El conjunto de métodos aplicados al conocimiento de la ciencia, derivan de la Epistemología, que es una rama de la filosofía. La Epistemología es la aplicación de los principios de la Teoría del Conocimiento, en este caso, al conocimiento de la ciencia Económica. Al dar comienzo a esta obra, postulo que la ciencia económica y, con ella, su método, es la más teñida por los intereses ideológicos.
Libro gratis
Congresos

9 al 23 de octubre
VI Congreso Virtual Internacional sobre

Arte y Sociedad: Paradigmas digitales

2 al 16 de octubre
I Congreso EUMEDNET sobre

Economía y contextos organizativos: nuevos retos

16 al 30 de octubre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Migración y Desarrollo

1 al 15 de noviembre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Desigualdad Social, Económica y Educativa en el Siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga