CAMINHOS DO JEQUITINHONHA: ANÁLISE DO PROJETO DE COMBATE Á POBREZA RURAL

Marcela de Oliveira Pessôa

4.3.4 – Últimas considerações

Deve-se relembrar as palavras de Durston (2001), que já foram acima pontuadas, segundo o qual, nem desenho de programas de capacitação, nem formação de equipes sinérgicas são suficientes para garantir impacto significativo e sustentável sobre um ciclo vicioso, porque os efeitos podem acabar se extinguindo. Por isto a importância das articulações em rede.
Outro ponto importante trata da crítica de Abramovay (2000), para quem enquanto for visto como base de produção agrícola o destino rural raramente vai diferenciar-se do esvaziamento político e cultural. Apenas se encarado como base de um conjunto diversificado de mercados potenciais, os horizontes do meio rural podem ser ampliados. O desafio estaria em dotar as populações de capital social, das prerrogativas para que sejam as protagonistas do desenvolvimento do território (ABRAMOVAY, 2000).
Nisto a análise aqui desdobrada compartilha da visão de Durston (2001), para quem as agências de desenvolvimento acabam ganhando a responsabilidade de gerar capacidade de negociação, de incutir atores sociais e servir de apoio de urgência as associações em momentos de crise externa e interna. Como lembra o autor, a estratégia é aplicar o capital social dos atores pobres na produção de um impacto sobre o sistema sociopolítico e econômico, provocando uma transição para um sistema mais equitativo. Sendo assim, vale que o IDENE faça uma profunda reflexão autocrítica sobre os efeitos reais que tem promovido através do PCPR, e, mais do que isto, e que continue a empenhar-se para que as reformas institucionais em que se insere não retratem apenas a lógica do “vinho velho em garrafas novas” (PUTNAN, 1996).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga