CAMINHOS DO JEQUITINHONHA: ANÁLISE DO PROJETO DE COMBATE Á POBREZA RURAL

Marcela de Oliveira Pessôa

II. As onhas do jequi

Este Vale fedeu biba no tempo dos coronéis
Era uma vez “vai tourando”, fortalezas e quartéis
Os dedos caíram todos, mas inda vivem os anéis […]
No jequi tem, no jequi tem... No jequi tem onha.
 No meio das onhas do jequi, tem muita vergonha […]
(Gonzaga Medeiros)

No capítulo anterior foi apresentada a contextualização das políticas sociais no âmbito nacional, tracejando como elas transitaram de um modelo tecnocrático top down, em que o desenvolvimento alijou parcelas significativas da população, para um novo modelo que, supostamente, visa se referenciar numa gestão de múltiplos atores a partir da participação democrática e cidadã. Nesse novo marco das políticas públicas, que propõe contemplar o desenvolvimento a partir do local e sob aquelas bases democrático-participativas, várias são as institucionalidades que tem buscado se atualizar para com os novos pressupostos, em busca da melhoria da qualidade de vida das populações a que servem.
Traduzindo do âmbito nacional para o local, o presente capítulo virá discorrer sobre a particular realidade do Vale do Jequitinhonha, região ao mesmo tempo rica e marginalizada que reproduz a ordem sociopolítica até aqui esboçada. O capítulo visa situar a experiência da região no marco transitório anteriormente apontado e apresentar o IDENE e o PCPR, instituição e projeto que se julgam críticos ao modelo de desenvolvimento passado e projetores de uma nova experiência político-administrativa. Com interesse de proporcionar uma sequência didática, primeiro será categorizada a realidade jequitinhonhesa para, então, situar a instituição no seu devido momento histórico.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga