CAMINHOS DO JEQUITINHONHA: ANÁLISE DO PROJETO DE COMBATE Á POBREZA RURAL

Marcela de Oliveira Pessôa

2.4 – Nexos

Na tentativa de conceber uma análise complexa da situação do Vale do Jequitinhonha compreende-se que:
- A importância das políticas sociais reside na desigualdade inerente ao sistema capitalista. No fato de existirem sujeitos desamparados frente a este sistema, uma vez que ele promove a ruptura com os laços de solidariedade e que suas forças de modernização não trazem benefícios à todos. Assim, cria-se a necessidade do Estado intervir para “administrar os conflitos” no processo de distribuição destes benefícios.
- No caso das políticas sociais no Brasil, o bem estar social a que se relacionou esteve voltado para o desenvolvimento urbano industrial. E foram estes espaços que alcançaram os mecanismos de distribuição de renda, acesso ao ensino, saúde e habitação, mesmo que fossem sistemas ainda frágeis. O Vale do Jequitinhonha, embora situado no sudeste, ficou relegado à margem destes e outros mecanismos; até porque, a falta de articulação para que as políticas sociais incorporassem o rural já era, por si, uma política que servia a determinados setores e grupos da sociedade. O mundo rural só foi contemplado pelas políticas do Estado mediante o Estatuto da Terra durante o regime militar, e menos para trazer benefícios expandidos do que para amansar o vulcão social que insurgia no período anterior.
- Foi também durante o período militar que o Vale do Jequitinhonha emergiu no cenário nacional, embora sua gente já estivesse fazendo a sua história desde sempre. O Vale que surge então para o Estado e para o mundo é caricaturado sob o estigma da miséria. E diante da concepção alicerçada no crescimento econômico produtivista do regime militar, as propostas para o desenvolvimento da região acabaram por atender, principalmente, interesses dos grupos de poder, e não à gente herdeira da terra. Desta forma, as políticas sociais do período e o modelo desenvolvimentista, embevecidos da mesma tecnocracia, acabaram sendo reprodutores de hierarquias e desigualdades, que são denunciadas nos indicadores sociais de hoje como outrora.
- Ainda no fim do século passado descobriu-se que o desenvolvimento social não decorre exclusivamente do crescimento econômico. E a cidadania brasileira, antes talhada sob o projeto de pertença ao projeto produtivo, começa a expandir seu horizonte mediante novas formas de participação do contexto democrático. O novo jogo político começa a reconhecer que a estrutura de políticas públicas antes implementada só fez reproduzir valores universais contra os quais o local teve (e tem) de se esforçar para resistir e não desaparecer; e a gestão interativa se apresenta como mediadora deste embate de forças.
- Pode-se supor que com o enfoque no local inicia-se um processo paulatino de apreciação da diversidade nacional, e novas formas de desenvolvimento passam a ser exploradas a partir da perspectiva de sustentabilidade. Neste âmbito, o Vale do Jequitinhonha ganha notoriedade por suas atribuições de resistência econômica e cultural. Mas diante do discurso há muito propalado, a própria gente do Vale absorveu a imagem do atraso e da carência, desvalorizando a própria identidade diante do mundo exterior, ainda que amante das relações tradicionais a que está vinculada. Assim, torna-se uma identidade em conflito, cuja imagem que faz de si vive em peleja com como os atores externos descrevem sua realidade e como se concebe o desenvolvimento.
Com as possibilidades que se abrem com o pleito democrático-participativo, o caso do Vale do Jequitinhonha entra em relevo, pois o desenvolvimento a partir do local permitiria absorver suas mil maneiras de resistência. Neste sentido, políticas públicas que incorporem os atores locais como sujeitos do processo tenderiam a ser mais efetivas para modificar a imagem de miséria de uma região tão pouco explorada. O saber da gente local é rico tanto para contribuir na elaboração dos programas, como para ser juiz dos seus efeitos. É devido a estes entrelaços que surge a proposta desta pesquisa em analisar o Projeto de Combate a Pobreza Rural enquanto política pública para o desenvolvimento socioeconômico do Vale do Jequitinhonha, pois o projeto e sua instituição de fomento nascem no berço de um processo que se apresenta como democrático-participativo e que tomaria o local como ponto de partida.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga