GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

3.4 Procedimentos para coleta e tratamento dos dados

Neste estudo a metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, onde foram identificados, analisados e descritos os dados referentes à agricultura de energia e a aplicação de geotecnologias voltadas para esta atividade no município de Pedro Afonso.

A seguir são apresentadas as etapas de desenvolvimento do presente trabalho.

A primeira etapa baseou-se no procedimento metodológico de levantamento bibliográfico utilizando como fonte de dados: livros, artigos, teses, dissertações, documentos em sites oficiais, direcionados para os principais assuntos abordados, tais como: agricultura de energia, soja, cana-de-açúcar, bioetanol, biodiesel, geotecnologias e outros.

Num segundo momento pesquisou-se material referente ao município de Pedro Afonso, em órgãos públicos como a SEPLAN-TO para obtenção de dados cartográficos para a elaboração dos mapas temáticos. Em seguida foram realizadas entrevistas não estruturadas, com o objetivo de obter dados para a pesquisa, em órgãos municipais como a COAPA, ADAPEC e Secretaria Municipal de Agricultura para adquirir informações sobre o desenvolvimento da agricultura de energia no município.

A terceira etapa consistiu no processamento e classificação das imagens digitais Landsat 5/TM órbita/ponto 222/66 e 222/67 para a confecção do mapa de uso e cobertura do solo e carta-imagem no software SPRING. A seguir realizou-se a importação destes dados para o software ArcGis,  e procedeu-se a elaboração  dos mapas temáticos dos dados cartográficos disponibilizados pela SEPLAN-TO e o mapa cadastral do imóveis produtores de soja, para resultar em um banco de dados geográficos com informações pertinentes a  agricultura de energia presente na área de estudo.

Realizou-se também uma etapa de campo com o objetivo de tirar dúvidas sobre a ocupação do solo e coletar informações adicionais para as etapas relacionadas a classificação das imagens e a elaboração do  mapa cadastral, com o auxílio de um receptor GPS e uma câmera digital para validar as informações obtidas nos mapas elaborados.

Os produtos finais apresentados pelo trabalho são: 1)Mapa de uso e cobertura do solo 2)Carta-imagem e 3)Mapas temáticos (geologia, geomorfologia, pluviosidade, pedologia e vegetação potencial) 4) Mapa de culturas: soja e cana-de-açúcar 5)Mapa cadastral dos imóveis produtores de soja no município de Pedro Afonso 6)Banco de dados geográficos.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

9 al 23 de octubre
VI Congreso Virtual Internacional sobre

Arte y Sociedad: Paradigmas digitales

16 al 30 de octubre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Migración y Desarrollo

1 al 15 de noviembre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Desigualdad Social, Económica y Educativa en el Siglo XXI

4 al 15 de diciembre
V Congreso Virtual Internacional sobre

Transformación e innovación en las organizaciones

11 al 22 de diciembre
I Congreso Virtual Internacional sobre

Economía Social y Desarrollo Local Sostenible

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga