GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

3.4 Procedimentos para coleta e tratamento dos dados

Neste estudo a metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, onde foram identificados, analisados e descritos os dados referentes à agricultura de energia e a aplicação de geotecnologias voltadas para esta atividade no município de Pedro Afonso.

A seguir são apresentadas as etapas de desenvolvimento do presente trabalho.

A primeira etapa baseou-se no procedimento metodológico de levantamento bibliográfico utilizando como fonte de dados: livros, artigos, teses, dissertações, documentos em sites oficiais, direcionados para os principais assuntos abordados, tais como: agricultura de energia, soja, cana-de-açúcar, bioetanol, biodiesel, geotecnologias e outros.

Num segundo momento pesquisou-se material referente ao município de Pedro Afonso, em órgãos públicos como a SEPLAN-TO para obtenção de dados cartográficos para a elaboração dos mapas temáticos. Em seguida foram realizadas entrevistas não estruturadas, com o objetivo de obter dados para a pesquisa, em órgãos municipais como a COAPA, ADAPEC e Secretaria Municipal de Agricultura para adquirir informações sobre o desenvolvimento da agricultura de energia no município.

A terceira etapa consistiu no processamento e classificação das imagens digitais Landsat 5/TM órbita/ponto 222/66 e 222/67 para a confecção do mapa de uso e cobertura do solo e carta-imagem no software SPRING. A seguir realizou-se a importação destes dados para o software ArcGis,  e procedeu-se a elaboração  dos mapas temáticos dos dados cartográficos disponibilizados pela SEPLAN-TO e o mapa cadastral do imóveis produtores de soja, para resultar em um banco de dados geográficos com informações pertinentes a  agricultura de energia presente na área de estudo.

Realizou-se também uma etapa de campo com o objetivo de tirar dúvidas sobre a ocupação do solo e coletar informações adicionais para as etapas relacionadas a classificação das imagens e a elaboração do  mapa cadastral, com o auxílio de um receptor GPS e uma câmera digital para validar as informações obtidas nos mapas elaborados.

Os produtos finais apresentados pelo trabalho são: 1)Mapa de uso e cobertura do solo 2)Carta-imagem e 3)Mapas temáticos (geologia, geomorfologia, pluviosidade, pedologia e vegetação potencial) 4) Mapa de culturas: soja e cana-de-açúcar 5)Mapa cadastral dos imóveis produtores de soja no município de Pedro Afonso 6)Banco de dados geográficos.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados

El conjunto de métodos aplicados al conocimiento de la ciencia, derivan de la Epistemología, que es una rama de la filosofía. La Epistemología es la aplicación de los principios de la Teoría del Conocimiento, en este caso, al conocimiento de la ciencia Económica. Al dar comienzo a esta obra, postulo que la ciencia económica y, con ella, su método, es la más teñida por los intereses ideológicos.
Libro gratis
Congresos

9 al 23 de octubre
VI Congreso Virtual Internacional sobre

Arte y Sociedad: Paradigmas digitales

2 al 16 de octubre
I Congreso EUMEDNET sobre

Economía y contextos organizativos: nuevos retos

16 al 30 de octubre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Migración y Desarrollo

1 al 15 de noviembre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Desigualdad Social, Económica y Educativa en el Siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga