GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

3.4.10 Elaboração do mapa cadastral de imóveis produtores de soja no município de Pedro Afonso

A partir da importação das imagens para o projeto “Pedro Afonso” no ArcGis, iniciou a elaboração do mapa cadastral, que  segundo Câmara e Medeiros (1980) apresenta elementos, que são considerados como um objeto geográfico, com atributos específicos e que pode ser associado a várias representações gráficas.

Para iniciar a montagem do mapa cadastral dos imóveis produtores de soja do município de Pedro Afonso, realizou-se uma visita local para adquirir informações sobre os mesmos, sendo que a ADAPEC – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (2010) disponibilizou uma lista destes imóveis, com suas respectivas coordenadas geográficas (latitude e longitude), e a área plantada em cada propriedade na safra de 2008/09. Os dados relacionados à safra 2009/10 foram disponibilizados pela COAPA – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (2010).

A seguir com os respectivos dados iniciou-se elaboração do mapa cadastral com a criação do shape “pontos” no ArcCatalog no ArcGIS. Este foi inserido no projeto e assim realizou-se o lançamento de todos os pontos referentes à localização dos imóveis produtores de soja do município de Pedro Afonso, dos Armazéns (COAPA, BUNGE), e da Usina Bunge – Açúcar, Álcool e Bioenergia, a partir das coordenadas geográficas, utilizando a ferramenta Editor do ArcGIS.

Após encerrar o lançamento dos pontos, foram criados os campos da tabela que apresentam as informações sobre o cadastramento dos mesmos, que são: prop – denominação da propriedade, área soja_1 – área plantada de soja na safra 2008/09, área soja_ 2 – área plantada de soja na safra 2009/10, latitude e longitude e fotografia, este último para alguns pontos em que foi possível obtê-las.
Finalizada esta etapa, utiliza-se a ferramenta Identify do ArcGIS (2006)que apresenta a identificação do ponto e a tabela contendo os dados sobre os mesmos.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

9 al 23 de octubre
VI Congreso Virtual Internacional sobre

Arte y Sociedad: Paradigmas digitales

2 al 16 de octubre
I Congreso EUMEDNET sobre

Economía y contextos organizativos: nuevos retos

16 al 30 de octubre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Migración y Desarrollo

1 al 15 de noviembre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Desigualdad Social, Económica y Educativa en el Siglo XXI

4 al 15 de diciembre
V Congreso Virtual Internacional sobre

Transformación e innovación en las organizaciones

11 al 22 de diciembre
I Congreso Virtual Internacional sobre

Economía Social y Desarrollo Local Sostenible

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga