GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

3.4.5 Pré-Processamento das imagens

As duas imagens que abrangem a área de estudo foram adquiridas no site do INPE, na órbita 222 nos pontos 66 e 67. Os valores de órbita/ponto correspondem aos fornecidos pelo Sistema Internacional de Referência e permitem a localização geográfica das imagens da área de estudo. Selecionou-se as cenas de 17 de janeiro de 2010, que corresponde ao período da proposta do projeto e da safra da cultura da soja, sendo importante salientar que dentre as imagens disponíveis para o período, esta foi a que apresentou baixa cobertura de nuvens.

As imagens do Landsat 5/TM foram georreferenciadas com o método imagem-imagem, associando-se pontos de fácil reconhecimento na imagem de referência e na imagem a ser registrada, utilizando 15 pontos de controle, com distribuição por toda a imagem.

Para a realização do georreferenciamento das imagens foi utilizado o polinômio de primeiro grau para correção espacial da imagem e o método de interpolação por vizinho mais próximo. Os pontos de controle foram obtidos da imagem Landsat GeoCover, em feições naturais ou artificiais com o objetivo de facilitar a localização dos mesmos.

Os dados Geocover surgem como uma fonte alternativa e gratuita para a realização do georreferenciamento, bem como de sua utilização para procedimentos de processamento digital de imagens, dentre outros objetivos. Projetado no sistema UTM (Universal Transversa de Mercator) e referenciado ao Datum WGS84 (World Geodetic System 1984), o GeoCover é um mosaico de imagens Landsat que foram ortorretificadas e processadas com um alto padrão de qualidade (GeoCover Technical Guide) e, comumente são adotados para a execução de georreferenciamento (JÚNIOR et al., 2009).

O Global Land Cover Facility (GLCF) é um serviço disponibilizado pela Universidade de Maryland (GLCF, 2011), onde são oferecidos diversos tipos de imagens e produtos gerados por sensores orbitais. A base de dados GeoCover disponibiliza imagens padronizadas e corrigidas geometricamente para toda a superfície do planeta, com exceção da Antártida (JÚNIOR et al., 2009).

Após a realização do georreferenciamento foram utilizadas as técnicas de realce com o objetivo de melhorar o aspecto visual das imagens facilitando a interpretação dos dados e obtenção de uma composição colorida (RGB-345), assim as mesmas foram salvas na forma sintética, isto é, uma única imagem colorida, para a realização do mosaico. A Figura 3.2 exemplifica a composição colorida.


Figura 3.2 Composição colorida
Fonte: Figueiredo (2005, p.24)

Como a área de estudo é composta por duas cenas de imagem fez-se necessário a realização do mosaico. O mosaico pode ser definido como a junção de diferentes cenas em uma única imagem, correspondente a uma área geográfica definida (INPE, 2009).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

4 al 15 de diciembre
V Congreso Virtual Internacional sobre

Transformación e innovación en las organizaciones

11 al 22 de diciembre
I Congreso Virtual Internacional sobre

Economía Social y Desarrollo Local Sostenible

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga