GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

3.4.5 Pré-Processamento das imagens

As duas imagens que abrangem a área de estudo foram adquiridas no site do INPE, na órbita 222 nos pontos 66 e 67. Os valores de órbita/ponto correspondem aos fornecidos pelo Sistema Internacional de Referência e permitem a localização geográfica das imagens da área de estudo. Selecionou-se as cenas de 17 de janeiro de 2010, que corresponde ao período da proposta do projeto e da safra da cultura da soja, sendo importante salientar que dentre as imagens disponíveis para o período, esta foi a que apresentou baixa cobertura de nuvens.

As imagens do Landsat 5/TM foram georreferenciadas com o método imagem-imagem, associando-se pontos de fácil reconhecimento na imagem de referência e na imagem a ser registrada, utilizando 15 pontos de controle, com distribuição por toda a imagem.

Para a realização do georreferenciamento das imagens foi utilizado o polinômio de primeiro grau para correção espacial da imagem e o método de interpolação por vizinho mais próximo. Os pontos de controle foram obtidos da imagem Landsat GeoCover, em feições naturais ou artificiais com o objetivo de facilitar a localização dos mesmos.

Os dados Geocover surgem como uma fonte alternativa e gratuita para a realização do georreferenciamento, bem como de sua utilização para procedimentos de processamento digital de imagens, dentre outros objetivos. Projetado no sistema UTM (Universal Transversa de Mercator) e referenciado ao Datum WGS84 (World Geodetic System 1984), o GeoCover é um mosaico de imagens Landsat que foram ortorretificadas e processadas com um alto padrão de qualidade (GeoCover Technical Guide) e, comumente são adotados para a execução de georreferenciamento (JÚNIOR et al., 2009).

O Global Land Cover Facility (GLCF) é um serviço disponibilizado pela Universidade de Maryland (GLCF, 2011), onde são oferecidos diversos tipos de imagens e produtos gerados por sensores orbitais. A base de dados GeoCover disponibiliza imagens padronizadas e corrigidas geometricamente para toda a superfície do planeta, com exceção da Antártida (JÚNIOR et al., 2009).

Após a realização do georreferenciamento foram utilizadas as técnicas de realce com o objetivo de melhorar o aspecto visual das imagens facilitando a interpretação dos dados e obtenção de uma composição colorida (RGB-345), assim as mesmas foram salvas na forma sintética, isto é, uma única imagem colorida, para a realização do mosaico. A Figura 3.2 exemplifica a composição colorida.


Figura 3.2 Composição colorida
Fonte: Figueiredo (2005, p.24)

Como a área de estudo é composta por duas cenas de imagem fez-se necessário a realização do mosaico. O mosaico pode ser definido como a junção de diferentes cenas em uma única imagem, correspondente a uma área geográfica definida (INPE, 2009).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados

El conjunto de métodos aplicados al conocimiento de la ciencia, derivan de la Epistemología, que es una rama de la filosofía. La Epistemología es la aplicación de los principios de la Teoría del Conocimiento, en este caso, al conocimiento de la ciencia Económica. Al dar comienzo a esta obra, postulo que la ciencia económica y, con ella, su método, es la más teñida por los intereses ideológicos.
Libro gratis
Congresos

9 al 23 de octubre
VI Congreso Virtual Internacional sobre

Arte y Sociedad: Paradigmas digitales

2 al 16 de octubre
I Congreso EUMEDNET sobre

Economía y contextos organizativos: nuevos retos

16 al 30 de octubre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Migración y Desarrollo

1 al 15 de noviembre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Desigualdad Social, Económica y Educativa en el Siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga