GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

Capitulo III

Geotecnologias e o estudo de caso:
Município de Pedro Afonso (TO)

3.1 DESCRIÇÃO E LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

A área de estudo compreende o município de Pedro Afonso-TO, criado em 1903, sendo suas terras desmembradas do município de Porto Nacional. Em 1845, Frei Rafael de Taggia e sua comitiva desembarcaram no local onde hoje está situada a cidade, com o intuito de catequizar os índios Xerente e Krahô. Em 1849 sob a lei provincial, a localidade recebe o nome de Pedro Afonso em homenagem ao príncipe Dom Pedro Orleans e Bragança (PREFEITURA, 2010).

De acordo com a SEPLAN – Secretaria de Planejamento do Tocantins, o município está localizado na Região Nordeste do Estado do Tocantins, e para o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na Meso-Região Oriental do Tocantins, conforme figura 3.1. Sua sede municipal está localizada na Latitude (φ): 08°58’03” S e Longitude (λ): 48°10’29” W, à uma altitude média de 201 metros, distante aproximadamente 173 km da capital do Estado do Tocantins, possuindo uma extensão territorial de 2.050,30 Km² (SEBRAE, 2006).

O município está localizado em uma espécie de bifurcação ou encontro de dois grandes rios do Estado do Tocantins, tendo o Rio Tocantins ao seu lado esquerdo e o Rio do Sono ao seu lado direito. Limita-se ao norte com o município de Bom Jesus do Tocantins; ao sul com o município de Tocantínia; a leste com Centenário e Rio Sono e a oeste com os municípios de Rio dos Bois e Tupirama.

O acesso principal à sede municipal de Pedro Afonso pode ser realizado utilizando a rodovia TO-336, que a interliga com a rodovia federal BR-153 (Belém-Brasília), e também pela TO-010 que a interliga com os municípios de Tocantínia e Palmas, a mesma TO-010 interliga o município com Bom Jesus e Santa Maria. O município está localizado a 16 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul.



Figura 3.1 - Mapa de localização do município de Pedro Afonso-TO

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga