GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

4.5 ELABORAÇÃO DOS MAPAS TEMÁTICOS

A elaboração dos mapas temáticos apresenta de forma geral os principais temas presentes na área de estudo, e que possuem uma relação importante para o desenvolvimento da principal atividade econômica exercida nesta área: a agricultura. Os mapas têm como objetivo a localização das diferentes classes relacionadas a cada tema, possibilitando a visualização e a distribuição espacial dos mesmos. Nesta visão, os estudos de mapeamento temático visam a caracterizar e entender a organização do espaço, como base para o estabelecimento das bases para ações e estudos futuros (MEDEIROS; CÂMARA, 2001 apud ECKHARDT et al., 2007).
De fato a autora reconhece que são necessários estudos futuros e mais detalhados para atualizar e validar estas informações, além disso, melhorar o nível de detalhe dos mesmos, para que estes possam servir de apoio para a instalação de atividades em geral, e contribuir para a conservação dos recursos naturais ali existentes.

4.5.1 Mapa de geologia e geomorfologia

Os mapas geológicos são de suma importância, pois está interligado com a área da pedologia, a qual estuda os tipos de solos, visto que as rochas são o principal material de origem dos solos, o entendimento e a interpretação dos mapas geológicos têm grande utilidade para o estudo e conhecimento dos solos (MUGGLER et al., 2005). A geologia da área de estudo se divide em: formação Poti, formação Langá, formação Cabeças, formação Pimenteiras e Holoceno Aluvionar.

O mapa geomorfológico apresenta as principais formas de relevo presentes na área de estudo. A geomorfologia está ligada à análise do relevo e pode auxiliar em estudos que definem a vulnerabilidade do meio ambiente e no estabelecimento de legislação para sua ocupação e proteção (FLORENZANO, 2008). O Mapa Geomorfológico apresentado na figura 4.5 tem a presença das seguintes formas: áreas de acumulação inundáveis, terraços fluviais, terraços fluviais-formas erosivas, patamares estruturais e dissecado em mesas.

Porém, é importante ressaltar que o objetivo da pesquisa não inclui o mapeamento geológico e geomorfológico, mas pretende apresentar através dos mapas as formações presentes na área de estudo, enriquecendo o conteúdo da mesma. Os mapas geológico e geomorfológico da área de estudo, foram elaborados pela autora a partir de dados cedidos pela SEPLAN (2000).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga