GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

3.3.2 Geomorfologia

A geomorfologia (relevo) está caracterizada pelo vale do Rio Tocantins, a oeste, com altitudes médias de 200m acima do nível do mar. No restante do município predomina as formações levemente onduladas com algumas pequenas formações montanhosas isoladas, a altitude média de 320m (SEBRAE, 2006).

Os conceitos seguintes referem-se aos tipos de modelados representados no mapeamento, que será elaborado a partir de mapas preexistentes da região do presente trabalho fornecidos pela SEPLAN (2000), eles são:

• formas estruturais: relevo cuja topografia é condicionada pela estrutura. Neste caso, processos morfodinâmicos geram formas de relevo em conformidade com a estrutura geológica. As camadas mais resistentes sobressaem no relevo. Neste município tem-se a presença de Patamares Estruturais (SEpt).

• formas erosivas: formas de relevo constituídas a partir de processos predominantemente erosivos, onde houve um rebaixamento das saliências, tendendo ao nivelamento do relevo. Neste município tem-se a presença de Terraços Fluviais (Etf).
• tipos de dissecação: formas de relevo entalhadas pelos agentes erosivos, havendo uma dissecação diferencial do relevo, principalmente ao longo da rede hidrográfica. Neste município tem-se a presença de Dissecado em Mesas (Dm).

 • formas de acumulação: relevos resultantes do depósito de sedimentos, em regiões fluviais, paludais e lacustres, normalmente sujeitos a inundação. Neste município tem-se a presença de Terraços Fluviais (Aptf) e Áreas de Acumulação Inundáveis (Aai).

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga