GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

Capitulo IV

RESULTADOS DA APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA
GEOTECNOLOGIAS SOBRE
O MUNICÍPIO DE PEDRO AFONSO (TO)

O uso de geotecnologias, o referencial teórico e a metodologia bibliográfica e de pesquisa de campo foram ferramentas utilizadas nesta pesquisa sobre o desenvolvimento da agroenergia no Município de Pedro Afonso (TO) que resultaram em seis produtos finais: 1) Carta-imagem; 2) Mapa de uso e cobertura do solo; 3) Mapa das culturas; 4) Mapas temáticos; 5) Mapa cadastral; 6) Banco de dados geográficos.

4.1 PRÉ-PROCESSAMENTO DAS IMAGENS

O resultado obtido desta etapa de pré-processamento foram as imagens do satélite Landsat 5/TM georreferenciadas da órbita 222 e pontos 66 e 67. O erro dos pontos de controle no processo de registro da imagem 222/66 foi de 0,365 pixel e da imagem 222/67 foi de 0,486 pixel, o que representa um erro aproximado de 15 m em ambas as imagens. Segundo Crosta (1992), a margem de erro recomendável varia em torno de 1 pixel, estando o resultado obtido dentro da tolerância permitida.

4.2 CARTA-IMAGEM DO MUNICÍPIO DE PEDRO AFONSO

A partir das imagens Landsat 5/TM elaborou-se a carta-imagem, apresentada na figura 4.1, referente ao município de Pedro Afonso, que auxilia na visão espacial da situação da área e de suas características. A carta-imagem tem como vantagem o aspecto multitemporal, ou seja, pode ser atualizada periodicamente, permitindo a realização de novos estudos.

 

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga