GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

1.1 Porque utilizar as ferramentas da geotecnologia?

A utilização e aplicação das ferramentas desenvolvidas pela geotecnologia vêm do fato que, tanto no espaço urbano, quanto no rural, estas podem ser utilizadas como um meio de controle, conhecimento e coerência em relação ao uso e ocupação da terra. Os dados obtidos por meio destas tecnologias podem ser um importante instrumento para compor o planejamento rural por parte do poder municipal, regional, estadual e federal. O uso das geotecnologias tornam-se atrativos devido aos custos relativamente baixos de implementação, facilidade no desenvolvimento e agilidade na aquisição de resultados. Segundo MENDES; CATELLA; PARANHOS FILHO, 2009 estas ferramentas das geotecnologias podem ser definidas como:
 
o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação, com referência geográfica, sendo compostas por hardware, software e peopleware” (p.212).

Estas podem constituir, mas mãos do poder público, poderosas ferramentas para tomadas de decisões e controle em relação a elaboração de zoneamentos ou controle de áreas de produção de energia. Portanto, se tornaram indispensáveis no desenvolvimento de estudos espacial e temporal das feições terrestres globais, regionais e locais, e ainda na organização de dados e informações para o ordenamento do espaço (LIMA; FLORENZANO, 2009; CAMPOS et al., 2009). Segundo Novo (1992), na área da agricultura, as aplicações de sensoriamento remoto podem relacionar-se as atividades de levantamento e caracterização dos solos, identificação e mapeamento de culturas e estimativa de safras agrícolas, para este último, pelo menos dois tipos de dados podem ser fornecidos pelos produtos de sensoriamento remoto: 1) tipo de cultura e 2) a área ocupada pela cultura. Pode-se acrescentar ainda que uma das fontes de dados do sensoriamento remoto são as imagens de satélite, as quais podem ser processadas e resultar em diversos produtos tais como: carta-imagem, mapas temáticos e outros.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

4 al 15 de diciembre
V Congreso Virtual Internacional sobre

Transformación e innovación en las organizaciones

11 al 22 de diciembre
I Congreso Virtual Internacional sobre

Economía Social y Desarrollo Local Sostenible

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga