GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

1.1 Porque utilizar as ferramentas da geotecnologia?

A utilização e aplicação das ferramentas desenvolvidas pela geotecnologia vêm do fato que, tanto no espaço urbano, quanto no rural, estas podem ser utilizadas como um meio de controle, conhecimento e coerência em relação ao uso e ocupação da terra. Os dados obtidos por meio destas tecnologias podem ser um importante instrumento para compor o planejamento rural por parte do poder municipal, regional, estadual e federal. O uso das geotecnologias tornam-se atrativos devido aos custos relativamente baixos de implementação, facilidade no desenvolvimento e agilidade na aquisição de resultados. Segundo MENDES; CATELLA; PARANHOS FILHO, 2009 estas ferramentas das geotecnologias podem ser definidas como:
 
o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação, com referência geográfica, sendo compostas por hardware, software e peopleware” (p.212).

Estas podem constituir, mas mãos do poder público, poderosas ferramentas para tomadas de decisões e controle em relação a elaboração de zoneamentos ou controle de áreas de produção de energia. Portanto, se tornaram indispensáveis no desenvolvimento de estudos espacial e temporal das feições terrestres globais, regionais e locais, e ainda na organização de dados e informações para o ordenamento do espaço (LIMA; FLORENZANO, 2009; CAMPOS et al., 2009). Segundo Novo (1992), na área da agricultura, as aplicações de sensoriamento remoto podem relacionar-se as atividades de levantamento e caracterização dos solos, identificação e mapeamento de culturas e estimativa de safras agrícolas, para este último, pelo menos dois tipos de dados podem ser fornecidos pelos produtos de sensoriamento remoto: 1) tipo de cultura e 2) a área ocupada pela cultura. Pode-se acrescentar ainda que uma das fontes de dados do sensoriamento remoto são as imagens de satélite, as quais podem ser processadas e resultar em diversos produtos tais como: carta-imagem, mapas temáticos e outros.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados

El conjunto de métodos aplicados al conocimiento de la ciencia, derivan de la Epistemología, que es una rama de la filosofía. La Epistemología es la aplicación de los principios de la Teoría del Conocimiento, en este caso, al conocimiento de la ciencia Económica. Al dar comienzo a esta obra, postulo que la ciencia económica y, con ella, su método, es la más teñida por los intereses ideológicos.
Libro gratis
Congresos

9 al 23 de octubre
VI Congreso Virtual Internacional sobre

Arte y Sociedad: Paradigmas digitales

2 al 16 de octubre
I Congreso EUMEDNET sobre

Economía y contextos organizativos: nuevos retos

16 al 30 de octubre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Migración y Desarrollo

1 al 15 de noviembre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Desigualdad Social, Económica y Educativa en el Siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga