GEOTECNOLOGIAS E O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA DE ENERGIA

Heloísa Rodrigues Nascimento
Yolanda Vieira de Abreu

2.1.7 Banco de dados geográficos

Segundo Medeiros e Pires (1998) um banco de dados é um conjunto de arquivos estruturados de forma a facilitar o acesso a conjuntos de informações que descrevem determinadas entidades do mundo. Assim por exemplo, um banco de dados de funcionários de uma firma contém tipicamente ao menos dois arquivos: dados pessoais (nome, endereço, CPF, identidade) e dados funcionais (cargo, lotação, data de admissão).

Entretanto, os bancos de dados geográficos diferenciam-se dos bancos de dados convencionais por armazenarem dados relacionados com a localização das entidades, além dos dados alfanuméricos. Além da forma de armazenamento (referenciado), as diferenças entre os mesmos abrangem o tipo de operação que pode ser realizada. No caso do banco de dados convencional é possível fazer a consulta para saber o endereço do funcionário X ou Y. Já no banco de dados geográficos é possível saber o endereço do funcionário X e Y e qual a distância entre suas residências, porque este comporta dados de localização (MEDEIROS; PIRES, 1998).

Um sistema de banco de dados é um programa computacional normalmente de grande complexidade e que permite ao usuário mudanças de dados, atualizações, correções de erros e etc. O banco de dados opera com dados: numéricos, alfanuméricos, datas e outros (RODRIGUEZ, 2005).

No caso de sensoriamento remoto o banco de dados geográficos é estruturado na forma de projetos, contendo cada um desses projetos, as informações espaciais e não-espaciais (alfanuméricas) armazenadas, segundo sua categoria, em planos de informações (PI’s) conforme a figura 2.4 (MOREIRA, 2003). 


Figura 2.4 - Estrutura e organização de um banco de dados geográficos
Fonte - Adaptado de Moreira (2003, p. 256)
De acordo com a figura 2.4, dentro da estrutura do banco de dados geográficos é possível integrar os planos de informação para a geração de mapas que contenham os dados relativos a uma determinada área de estudo, tais como dados cartográficos, fotografias aéreas, imagens de satélites e mapas temáticos e outros, de forma a complementar a análise dos resultados obtidos.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

4 al 15 de diciembre
V Congreso Virtual Internacional sobre

Transformación e innovación en las organizaciones

11 al 22 de diciembre
I Congreso Virtual Internacional sobre

Economía Social y Desarrollo Local Sostenible

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga