UM TRIBUTO AO JARDIM BOTÂNICO DE COIMBRA, Património Mundial da Humanidade, 2013

UM TRIBUTO AO JARDIM BOTÂNICO DE COIMBRA, Património Mundial da Humanidade, 2013

Ana Cristina Pessoa Tavares
Universidad de Coimbra
ac.tavar@hotmail.com
ISBN-13: 978-84-16399-23-9
Nº Registro: 2015038825

Sinopsis

Este livro, uma versão bilingue do livro publicado anteriormente, com o título À descoberta do mundo das plantas: um roteiro do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra retrata a realidade do jardim que se manteve até 2013 e vem homenagear o Jardim Botânico nessa data, em que foi designado património mundial, enquanto parte da Universidade de Coimbra. A sua publicação em 2015 destina-se, também, a comemorar os 725 anos da fundação da Universidade.
Ao convidar o leitor para a descoberta das plantas desenha-se um percurso no Jardim Botânico, para todos os públicos, de todas as proveniências, para uma “volta ao mundo em 80 minutos”. Ficará ao critério de cada visitante a seleção dos conteúdos que a seguir se apresentam como num livro de viagem. Algumas surpresas se antecipam, como sentir-se na selva tropical, conhecer uma árvore que produz uma pinha com 5kg e levar consigo uma recordação do maior ser vivo do globo terrestre. Ou conhecer a árvore com a maior copa do mundo e contactar com as plantas carnívoras, e saber quais se podem encontrar em Portugal. Orquídeas, cafeeiro, papiro, mangueira, abacateiro, cola.. inúmeras plantas de diferentes ambientes, muitas estórias..!
Há tanto para descobrir! Deparar-se com um jardim que evoca o “tempo dos reis” e poder aí jogar às escondidas… Conhecer a palmeira-chilena-do-vinho, a figueira que vive no muro, o fantasma-do-deserto, o feijoeiro-da-índia, o loendro de folhas tóxicas e entrar na mata, de densa e diversificada vegetação. Perceber qual a parte da tília para fazer o chá e se um panda poderá sobreviver neste Jardim. A estátua da Botânica é a anfitriã da estufa-fria, e o bambuzal, um ambiente que nos transporta para zonas longínquas...
Num de muitos percursos de interpretação do Jardim Botânico de Coimbra, os visitantes vão experienciar uma viagem pela Botânica, pela História, pela Arquitetura e pelo tempo.