BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMíA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


DIMENSÕES E "REALIDADES": a Fronteira em seus diferentes matizes

Autores e infomación del libro

Roberto Mauro da Silva Fernandes

Organizador

Universidade Federal da Grande Dourados


O objetivo deste livro é demonstrar diferentes abordagens sobre o espaço fronteiriço. Para que as reflexões pudessem ser realizadas e a fronteira pudesse ser debatida, docentes e discentes da Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, nível doutorado, da Universidade Federal da Grande Dourados, dando sentido e razão a esta obra, elaboraram uma série de artigos cujos diálogos abordam um conjunto heterogêneo de ideias, pensamentos e percepções a respeito das institucionalidades, discursos, proposições filosóficas, sentimentos, relações de saber, poder e força que estruturam o processo de construção, desconstrução e reconstrução da e na fronteira. Neste livro as discussões capturam múltiplos recortes espaciais, possibilitando ao leitor a apreensão de diferentes leituras sobre a(s) fronteira(s) e está estruturado em três partes, caracterizando-se, sobretudo, por uma abordagem pluriescalar. Em síntese, os capítulos apresentados contemplam estudos importantes e que instigam novas indagações, já que este dispositivo é um convite ao debate. Este conjunto de discussões está embasado por referenciais teóricos sustentados por trabalhos de campo, levantamento de dados e revisão bibliográfica. Alguns trabalhos são resultado de dissertações, teses, pesquisas acadêmicas e outros foram, exclusivamente, elaborados para compor o livro e pretendem atingir diversas áreas do pensar e saber, pois o objetivo de compreender a complexidade das questões fronteiriças deve ser realizado a partir de múltiplas variáveis.

 


Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net