BIBLIOTECA VIRTUAL DE DERECHO, ECONOMíA, CIENCIAS SOCIALES Y TESIS DOCTORALES


MARGINALIDADE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DO DESLOCAMENTO DISCURSIVO E SUAS TENSÕES

Autores e infomación del libro

Cleber José De Oliveira

Rogério Silva Pereira

Universidade Federal da Grande Dourados


De forma analítica lançamos luz sobre as questões de marginalidade e deslocamento discursivo que se manifestam na contemporaneidade brasileira. Por meio da análise de poemas (entendidos nessa obra como sendo o discurso sociocultural de alguns grupos) descortina-se de que modo e em que medida se manifestam as tensões/conflitos sociais que movem os processos de representação e autorrepresentação contemporâneos. Faz um recorte, dentro da esfera cultural, para refletir sobre os discursos de resistência e revide que inevitavelmente surgem da tensão do deslocamento do lócus discursivo que historicamente se deram na ordem: centro/margem; elite/povo; Estado/nação. Esse deslocamento, a nosso ver, é uma das principais características da cultura contemporânea, pois surge em meio a fortes mudanças sociopolíticas. Dessas mudanças destacamos o surgimento de uma crença (pós-ditadura militar) na tão almejada democracia, considerada por muitos talvez a única forma de amenização das diferenças socioeconômicas em nosso país. Contudo, a instauração da democracia brasileira  marcada pela promulgação da constituição de 1989, como podemos notar, também não foi capaz de acabar com as diferenças socioeconômicas tão gritantes tampouco  promover acessibilidade à cidadania para uma grande parte do povo brasileiro. Isso fez surgir uma espécie de crise de representação, ou seja, os extratos sociais marginalizados, que estão nas periferias urbanas, rejeitam o discurso de representatividade advindo das classes mais abastadas economicamente e culturalmente; e começam a ‘produzir’ seus próprios intelectuais, seus próprios representates.  Desse modo surgi um rechaço aos representantes que não sejam oriundos das próprias comunidades em questão. Observar as relações socioculturais brasileiras, com ênfase no fenômeno do deslocamento discursivo de autorrepresentação é de extrema relevância para que se possa compreender as atuais conjunturas, as formas de organização social e os rumos que nossa sociedade tem tomada pra si. É em meio a este conturbado cenário sociocultural que germina nosso objeto de estudo, a saber – o discurso marginal – que vem de encontro ao discurso elitista. É tomado, aqui, como um exemplo emblemático desse tipo de discurso à produção literária-musical de uma parcela da sociedade brasileira que historicamente foi impedida de ter amplo acesso à cidadania, o rap é esse discurso, gênero que retrata os procedimentos de exclusão que se manifestam na vida social contemporânea brasileira) e nosso objeto de reflexão neste livro.

 


Nota Importante a Leer:
Los comentarios al artículo son responsabilidad exclusiva del remitente.
Si necesita algún tipo de información referente al articulo póngase en contacto con el email suministrado por el autor del articulo al principio del mismo.
Un comentario no es mas que un simple medio para comunicar su opinion a futuros lectores.
El autor del articulo no esta obligado a responder o leer comentarios referentes al articulo.
Al escribir un comentario, debe tener en cuenta que recibirá notificaciones cada vez que alguien escriba un nuevo comentario en este articulo.
Eumed.net se reserva el derecho de eliminar aquellos comentarios que tengan lenguaje inadecuado o agresivo.
Si usted considera que algún comentario de esta página es inadecuado o agresivo, por favor, escriba a lisette@eumed.net.

URL: https://www.eumed.net/libros/index.html
Sitio editado y mantenido por Servicios Académicos Intercontinentales S.L. B-93417426.
Dirección de contacto lisette@eumed.net