PATRIMÓNIOS E LAZERES TURÍSTICOS

Coordenação: Paulo Carvalho (CV)
Universidade de Coimbra
paulo.carvalho@fl.uc.pt

Leer gratis este libro en páginas web

Bajarse este libro gratis en formato PDF

Comprar este libro

ISBN-13: 978-84-15774-03-7
Nº Registro: 2012108663

Sinopsis

Com a edição da presente proposta concretizamos o objetivo de disponibilizar um conjunto de reflexões em resultado da investigação desenvolvida nos últimos meses em contextos diversos como o são, por exemplo, os cursos de mestrado em Geografia e em Lazer, Património e Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, assim como o percurso no âmbito do Grupo 3 (Paisagens Culturais, Turismo e Desenvolvimento) do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território das Universidades de Coimbra, Porto e Braga, e do seu posterior aprofundamento sobretudo por via da participação em eventos científicos nacionais e internacionais.
Partindo de textos inéditos e trabalhos publicados em suportes documentais diversos, pretendemos agora divulgá-los de uma forma mais profunda e abrangente, através dos meios inerentes a esta plataforma digital, com o intuito de incluir universos de maior amplitude (estudantes, professores, investigadores, técnicos, gestores, políticos, entre outros) e, assim, suscitar novas reflexões capazes de contribuir para o avanço do conhecimento, por um lado, e o desenho e a implementação de iniciativas/ propostas de ação, por outro lado.
Se a visibilidade das ciências sociais e humanas decorre, entre outros elementos de análise crítica, da capacidade para ajudar a encontrar soluções para os problemas atuais e do seu sentido de oportunidade e utilidade, então o contributo da investigação não pode deixar de ser mais um, de entre vários, de tal maneira que o todo seja sempre superior à soma das suas diferentes partes. Nesta perspetiva, em que o mais relevante é gerar valor acrescentado, gostaríamos muito que os caminhos propostos fizessem parte de soluções efetivas e que o leitor fosse tocado pelo nosso espírito de partilha.
A organização da obra reflete questões de natureza teórica, metodológica e empírica. Embora a preocupação de integrar escalas geográficas seja uma evidência nos textos, tal como acontece em relação ao processo de revisão de literatura, estes não deixam de refletir a importância do contexto espacial português em particular no que diz respeito aos casos de estudo.
Deste modo, o alinhamento dos capítulos revela um percurso que partindo de uma escala global, inclui Portugal e algumas das suas especificidades regionais, sub-regionais e locais, como é evidente na sequência definida através dos seguintes títulos:
– “Património, lazeres turísticos e desenvolvimento: dos lugares às redes” (texto inédito, elaborado no âmbito da unidade curricular Novas Perspetivas em Geografia Humana do curso de Doutoramento em Geografia da Universidade de Coimbra, dezembro de 2010);
– “Património cultural, lazeres turísticos e territorialização das políticas de desenvolvimento: o exemplo das Aldeias do Xisto” (comunicação e texto no âmbito do 8º Congreso Internacional Virtual sobre Desarrollo Local en un Mundo Global, Grupo de Investigação EUMED/Universidade de Málaga, dezembro de 2011);
– “Pedestrianismo e percursos pedestres em Portugal” (texto inédito resultante da comunicação apresentada ao XII Colóquio Ibérico de Geografia, Porto, outubro de 2010);
– “Património e museus em contexto rural: dos lugares de memória aos territórios do lazer e turismo” (comunicação e texto no âmbito do 6º Congreso Internacional Virtual sobre Turismo y Desarrollo, Grupo de Investigação EUMED/Universidade de Málaga, julho de 2012).
– “Museus e desenvolvimento rural. O caso do Museu do Pão (Seia/Serra da Estrela”) (comunicação e texto no âmbito do IX Colóquio Ibérico de Estudos Rurais, Lisboa, julho de 2012).

Coimbra, 30 de outubro de 2012.

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados

El conjunto de métodos aplicados al conocimiento de la ciencia, derivan de la Epistemología, que es una rama de la filosofía. La Epistemología es la aplicación de los principios de la Teoría del Conocimiento, en este caso, al conocimiento de la ciencia Económica. Al dar comienzo a esta obra, postulo que la ciencia económica y, con ella, su método, es la más teñida por los intereses ideológicos.
Libro gratis
Congresos

11 al 25 de julio
XI Congreso EUMEDNET sobre

Turismo y Desarrollo

9 al 23 de octubre
VI Congreso Virtual Internacional sobre

Arte y Sociedad: Paradigmas digitales

16 al 30 de octubre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Migración y Desarrollo

1 al 15 de noviembre
II Congreso Virtual Internacional sobre

Desigualdad Social, Económica y Educativa en el Siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga