POTENCIALIDADES LOCAIS, TURISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL CARIRI PARAIBANO

Luiz Gonzaga De Sousa

1.3 JUSTIFICATIVAS DESSE TRABALHO

            O que é importante, é que alguns argumentos servem como justificativas para mostrar a necessidade de estudar as potencialidades de uma localidade que deve ser impulsionadas pelo turismo para um desenvolvimento local.
Um primeiro ponto a destacar é quanto à participação da população no processo de desenvolvimento local, visto que isto constitui uma forma de capital social em cooperação, mutualidade e confiança uns para com os outros.
Outra justificativa importante é no que diz respeito à significância do capital social no desenvolvimento local, ao considerar que toda uma história, cultura e identidade devem estar relacionadas dentro de um aspecto econômico para o progresso local.
            Mais uma variável significativa é quanto mostrar que as cópias ou imitação de produtos externos são comuns em lugares atrasados e que dinamizam o local, como forma de suprir as necessidades ou mesmo como sobrevivência de artesãos.
            Um ponto importante é quanto a forma de como se implementar um desenvolvimento local, que não seja ditado pela Autoridade maior do município, mas feito com a participação população, isto significa dizer de baixo para cima.
            Também a cultura é importante para o turismo, tendo em vista que a localidade deve ser mostrada aos visitantes ou turistas de maneira econômica, pois o aumento de conglomerado leva a que haja uma viabilidade em termos de economia.
Inegavelmente a história no Cariri paraibano tem o seu significado para o local, assim como para os turistas que procuram conhecer novas realidades, ter novos conhecimentos da evolução microrregional que é uma grande riqueza do entorno.
Mais um ponto significante é o que a sociologia denomina de identidade com o local como variável importante para desenvolvimento local, pois todo um sentimento de pertencimento caracteriza a afinidade de alguém com o lugar.
De grande importância é a inserção dos micros e pequenos empreendedores para desenvolvimento local, ao considerar que as dificuldades ao comércio são bastante grandes, pela forma de produção em pequena escala, portanto, altos custos que inviabiliza a transação.
Uma questão importante é quanto à iniciativa popular como essencial no desenvolvimento de uma localidade, pois sem a vontade dos habitantes do local no que respeita à organização do turismo, perde-se a oportunidade de ganhos;
Aqui entra em cena a importância do Cariri paraibano como um campo turístico significante, com os cenários que se podem enumerar na história, na cultura, na identidade e na geografia de uma localidade pouco conhecida pela ciência e por turistas.
Em suma, deve-se ficar claro que o turismo envolve a todos de um local, pela sua forma de incorporação de todos neste processo, indo da classe mais baixa à de mais alta renda na sociedade, daí a influência de um efeito demonstração, funcionando como externalidade para o local que não conhece outros hábitos e costumes.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

17 al 31 de enero
I Congreso Virtual Internacional sobre

Economía Social y Desarrollo Local Sostenible

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga