POTENCIALIDADES LOCAIS, TURISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL CARIRI PARAIBANO

Luiz Gonzaga De Sousa

1.3 JUSTIFICATIVAS DESSE TRABALHO

            O que é importante, é que alguns argumentos servem como justificativas para mostrar a necessidade de estudar as potencialidades de uma localidade que deve ser impulsionadas pelo turismo para um desenvolvimento local.
Um primeiro ponto a destacar é quanto à participação da população no processo de desenvolvimento local, visto que isto constitui uma forma de capital social em cooperação, mutualidade e confiança uns para com os outros.
Outra justificativa importante é no que diz respeito à significância do capital social no desenvolvimento local, ao considerar que toda uma história, cultura e identidade devem estar relacionadas dentro de um aspecto econômico para o progresso local.
            Mais uma variável significativa é quanto mostrar que as cópias ou imitação de produtos externos são comuns em lugares atrasados e que dinamizam o local, como forma de suprir as necessidades ou mesmo como sobrevivência de artesãos.
            Um ponto importante é quanto a forma de como se implementar um desenvolvimento local, que não seja ditado pela Autoridade maior do município, mas feito com a participação população, isto significa dizer de baixo para cima.
            Também a cultura é importante para o turismo, tendo em vista que a localidade deve ser mostrada aos visitantes ou turistas de maneira econômica, pois o aumento de conglomerado leva a que haja uma viabilidade em termos de economia.
Inegavelmente a história no Cariri paraibano tem o seu significado para o local, assim como para os turistas que procuram conhecer novas realidades, ter novos conhecimentos da evolução microrregional que é uma grande riqueza do entorno.
Mais um ponto significante é o que a sociologia denomina de identidade com o local como variável importante para desenvolvimento local, pois todo um sentimento de pertencimento caracteriza a afinidade de alguém com o lugar.
De grande importância é a inserção dos micros e pequenos empreendedores para desenvolvimento local, ao considerar que as dificuldades ao comércio são bastante grandes, pela forma de produção em pequena escala, portanto, altos custos que inviabiliza a transação.
Uma questão importante é quanto à iniciativa popular como essencial no desenvolvimento de uma localidade, pois sem a vontade dos habitantes do local no que respeita à organização do turismo, perde-se a oportunidade de ganhos;
Aqui entra em cena a importância do Cariri paraibano como um campo turístico significante, com os cenários que se podem enumerar na história, na cultura, na identidade e na geografia de uma localidade pouco conhecida pela ciência e por turistas.
Em suma, deve-se ficar claro que o turismo envolve a todos de um local, pela sua forma de incorporação de todos neste processo, indo da classe mais baixa à de mais alta renda na sociedade, daí a influência de um efeito demonstração, funcionando como externalidade para o local que não conhece outros hábitos e costumes.

Volver al índice

Enciclopedia Virtual
Tienda
Libros Recomendados


1647 - Investigaciones socioambientales, educativas y humanísticas para el medio rural
Por: Miguel Ángel Sámano Rentería y Ramón Rivera Espinosa. (Coordinadores)

Este libro es producto del trabajo desarrollado por un grupo interdisciplinario de investigadores integrantes del Instituto de Investigaciones Socioambientales, Educativas y Humanísticas para el Medio Rural (IISEHMER).
Libro gratis
Congresos

15 al 28 de febrero
III Congreso Virtual Internacional sobre

Desafíos de las empresas del siglo XXI

15 al 29 de marzo
III Congreso Virtual Internacional sobre

La Educación en el siglo XXI

Enlaces Rápidos

Fundación Inca Garcilaso
Enciclopedia y Biblioteca virtual sobre economía
Universidad de Málaga